Varejo começa a armar o cadastro positivo
Publicado em 26/02/2013 - Atualizado em 26/01/2024
Algumas redes de varejo - como as Casas Bahia e a Riachuelo - já estão buscando parcerias para implementar os sistemas necessários para ter acesso à listagem de bons pagadores, o chamado "cadastro positivo". Os bancos terão até 1º de agosto para se adaptar a fornecer informações para alimentar o cadastro. Além das varejistas e das empresas de telefonia, um dos principais alvos são as concessionárias de serviços públicos (água, luz e gás). A previsão é de que em até dois anos o cadastro positivo já esteja em pleno funcionamento.
O protagonismo do varejo no cadastro positivo não é coincidência. Sem acesso a todas as ferramentas de que dispõem os bancos na hora de dar crédito, a listagem positiva tem um valor maior para os lojistas, segundo informa o jornal Valor Econômico.
Pela regra do cadastro positivo, cabe ao cliente autorizar se suas informações financeiras podem ou não fazer parte da lista de bons pagadores. Para tanto, é necessário autorizar cada banco de dados individualmente. Na prática, quando o tomador buscar crédito em um desses varejistas, poderá assinar também o formulário que autoriza o compartilhamento de suas informações positivas.
Fonte: FCDL Notícias