Valter Kohler é empossado presidente da CDL Brusque

Membro da diretoria há 20 anos, empresário terá a missão de comandar a entidade no biênio 2024/2025

Publicado em 23/02/2024 - Atualizado em 23/02/2024

O empresário Valter Kohler foi empossado na noite desta quarta-feira, 21 de fevereiro, como novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) para o biênio 2024/2025.

Ao lado dele, foi empossado o empresário Antonio Roberto Pacheco Francisco como vice-presidente, além da nova diretoria, Conselho Fiscal e Coordenadores de Núcleos.

Realizada no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb), a cerimônia de posse reuniu autoridades do segmento, como o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), Onildo Dalbosco Júnior, e o diretor distrital do 29º Distrito da FCDL, Giovani Ricardo Piaz.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Brusque, André Batisti, o presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Cassiano Tavares, o coordenador regional de Infraestrutura do Vale do Itajaí, José Luiz Colombi, o Nene, além de empresários de diversos segmentos e representantes de entidades.

Em seu discurso, o presidente destacou a trajetória de sucesso da CDL Brusque, fundada em 1969 como um movimento de união dos empresários do município.
"Prestes a completar 55 anos de fundação, este movimento se perpetua, por meio de empresários lojistas que se reúnem periodicamente e voluntariamente para refletir, dialogar e buscar novas soluções para o crescimento econômico de Brusque e região".

Valter, que faz parte da diretoria da CDL Brusque há 20 anos, teve a oportunidade de acompanhar boa parte do trabalho realizado pela entidade em prol do desenvolvimento do comércio e também da cidade, e se sente preparado para estar à frente da CDL nos próximos dois anos.

"Nesta jornada desempenhei diversas funções e tive a honra de acompanhar muitos presidentes. Vi nossa CDL crescer, sempre alinhada às tendências de cada tempo e aberta para oferecer soluções criativas e inovadoras. Este não é um desafio que assumo sozinho. O princípio do associativismo aponta para o envolvimento e o trabalho em conjunto. Juntos somos mais fortes e trabalharemos para o desenvolvimento econômico e social de Brusque e região".

Principais ações

Entre as principais ações que o novo presidente da CDL Brusque pretende desenvolver ao longo do mandato está a busca de novas empresas para a entidade, que hoje conta com mais de 900 associados; a criação de mais Núcleos nos bairros, a exemplo dos núcleos de Águas Claras e Dom Joaquim; além de proporcionar novos produtos e soluções para os associados, contribuindo para o desenvolvimento e na geração de emprego e renda na cidade.

Valter também ressaltou a continuidade do apoio da CDL Brusque aos órgãos de segurança do município, trabalho que vem sendo realizado desde 2008, com a instalação de 12 câmeras de monitoramento para a Polícia Militar. Atualmente, são 84 câmeras de vigilância instaladas com o apoio da entidade e que contribuem com os órgãos de segurança de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Essência do associativismo

Agora ex-presidente da CDL Brusque, o empresário Alcir Inácio Otto destacou o poder do associativismo para o desenvolvimento da comunidade.
"Nem todos os comércios são associados da CDL Brusque, mas quando alguma decisão é tomada, ela não serve apenas para nossos associados, mas para o comércio em geral da cidade, deste modo, todos ganham".

Para ele, os dois anos em que esteve à frente da entidade, foram de muito trabalho, mas sobretudo, de muito aprendizado.

"Quando viemos da iniciativa privada, temos uma visão corporativa e de coletividade um pouco abreviada. Nas entidades aprendemos o plural das decisões. Não decidimos por nós, mas pela coletividade. O resguardo, o bom trato e o zelo falam mais alto que o nosso ego. Estar à frente da CDL foi muito importante na minha vida. Hoje vejo o mundo totalmente diferente. Foi uma experiência formidável".

Contribuição da CDL

O presidente da FCDL/SC, Onildo Dalboosco Júnior, ressaltou a importância da CDL Brusque para Santa Catarina. "A CDL Brusque é uma das mais importantes de Santa Catarina, sempre muito presente, ativa no desenvolvimento da cidade, além de ser muito forte nos serviços que presta aos associados, principalmente na certificação digital e na atuação no fornecimento de informações creditícias através do SPC Brasil. Tenho certeza que a nova gestão vai continuar o bom trabalho realizado há anos pela entidade na cidade".

O diretor distrital do 29º Distrito da FCDL/SC, Giovani Ricardo Piaz, destacou o trabalho de Valter Kohler como diretor da entidade há muitos anos. "O Valter está muito bem preparado para assumir. Penso que com esta nova gestão, ganha todo mundo: a CDL, o Distrito, a Federação, pela experiência que o nosso presidente da CDL de Brusque tem. Tenho certeza que a entidade está em boas mãos".

O vice-prefeito de Brusque, André Batisti, ressaltou a parceria de longa data entre a CDL e a prefeitura. "A CDL Brusque foi fundada em 1969 e, desde lá, é uma grande parceira da prefeitura. Foi parceira em várias gestões, sempre atuante, deixando a cidade mais organizada, mais bonita. As portas da prefeitura estão sempre abertas para trabalharmos em conjunto e, cada vez mais, agregar na vida do cidadão brusquense".

Diretoria 2024/2025

Valter Kohler – Presidente