Saiba como engajar seus funcionários e melhorar a produtividade
Publicado em 21/09/2016 - Atualizado em 26/01/2024
Já dizia Raul Seixas: "sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade." Por mais que o cantor nunca tenha gerido um negócio, essa frase pode ser usada facilmente para descrever um dos pilares da gestão de pessoas: engajamento do time. Colaboradores que compram o sonho do empreendedor e dividem suas batalhas como verdadeiros donos do negócio não só atendem melhor os clientes felizes como também são um grande sinal de sucesso.
A própria Isabel Humberg, fundadora do OQVestir, compartilhou, no CEO Summit sua crença de que "o sucesso em uma empresa acontece quando o sonho deixa de ser só seu e passa a ser de todos". E não é só ela que pensa dessa forma, Israel Salmen, fundador do Méliuz, vendeu seu sonho tão bem que tem seu time como praticamente uma segunda família. O mineiro relatou que, no último Black Friday, dormiu em seu escritório, junto com seus colaboradores, para conseguir ter certeza de que todos os clientes seriam respondidos a tempo.
Isabel, aproveitando o ganho, contou sobre a vez que teve que deixar os papéis de lado e entrar no estoque, junto com seu time, para conseguir separar todos os pedidos que recebeu na época da promoção. E o resultado disso tudo? Cliente elogiando o atendimento e indicando a empresa para outros amigos. Que empreendedor não quer isso? Acontece que, para conseguir esse nível de engajamento de seus funcionários, os dois mineiros tiveram que trabalhar sua cultura e relação com o time.
E que trabalho! Israel chegou até mesmo a sair de Minas, pegar um avião, e ir para várias cidades do Brasil na busca por colaboradores que tivessem um bom fit cultural com o Meliuz. O problema era que essas pessoas já estavam em grandes organizações e convencêlas a deixar para trás não só seu emprego como também amigos e família, para ir morar no interior de Minas não era uma tarefa tão trivial assim. Foi aí que o empreendedor teve uma ideia que mudou tudo.
Sabe quando você está em dúvida sobre qual carro comprar e faz um test drive? Foi isso que Israel propôs aos futuros colaboradores. Durante 2 semanas eles vivenciavam a rotina e a cultura do Meliuz, conversando com pessoas chaves na empresa. E o resultado? O recrutamento de novos talentos parou de ser um desafio, já que todos os candidatos saiam encantados com a cultura da empresa.
Entenda as principais lições dessa conversa:
Cultura é algo sobrenatural: Cultura é o que move a empresa, é contratar pessoas que pensem como você, que acreditem no que você diz. A partir do momento que isso acontece, a cada pessoa que entra no time e vivência tudo isso o sentimento é impulsionado?
Você é o reflexo da empresa: Você vende o inevitável quando mostra como sua empresa realmente é. Seu papel, como empreendedor, é olhar pra quem está na frente e acreditar?
Ninguém compra só ideia: Esteja pronto para explicar para o seu time, e futuros investidores, sobre o seu planejamento, visão de futuro, processos. No começo sua empresa pode não ter todas as respostas, mas com o tempo você fica mais resistente e forte.
Fonte: Portal Administradores