Saiba como agir em caso de perda ou roubo de documentos durante o carnaval
Publicado em 28/02/2017 - Atualizado em 26/01/2024
SPC Brasil possui serviço em que os cidadãos podem cadastrar
seus documentos a fim de evitar fraudes
Os feriados prolongados são épocas propícias para as pessoas
perderem seus documentos ou serem roubadas. Durante o Carnaval, todo cuidado é
pouco, mas ainda assim é comum deixar de tomar cuidados essenciais. Cair na mão
de golpistas é fácil e basta perder a carteira de identidade ou o CPF para ser
vítima de tentativa de fraude, conhecida como roubo de identidade.
Em caso de roubo, primeiramente é necessário que a vítima realize o Boletim de Ocorrência (B.O.) – pode ser feito também pela internet através do site www.delegaciaeletronica.sc.gov.br
Além de fazer o B.O, quem teve um documento roubado ou perdido no Carnaval pode utilizar o “SPC Alerta de Documentos”, serviço do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que dá ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos.
Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais são informados do problema, evitando os problemas decorrentes de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC para a concessão de crédito.
Além disso, o SPC Brasil também disponibiliza o “SPC Avisa”, para a prevenção de fraudes e constrangimento. Ao contratá-lo, o consumidor recebe informações sempre que seu nome for incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil, seja por e-mail ou SMS.
Para ter acesso a este serviço entre em contato com a CDL Brusque pelo (47) 3211-8000.
Em caso de roubo, primeiramente é necessário que a vítima realize o Boletim de Ocorrência (B.O.) – pode ser feito também pela internet através do site www.delegaciaeletronica.sc.gov.br
Além de fazer o B.O, quem teve um documento roubado ou perdido no Carnaval pode utilizar o “SPC Alerta de Documentos”, serviço do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que dá ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos.
Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais são informados do problema, evitando os problemas decorrentes de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC para a concessão de crédito.
Além disso, o SPC Brasil também disponibiliza o “SPC Avisa”, para a prevenção de fraudes e constrangimento. Ao contratá-lo, o consumidor recebe informações sempre que seu nome for incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil, seja por e-mail ou SMS.
Para ter acesso a este serviço entre em contato com a CDL Brusque pelo (47) 3211-8000.
Com informações da CNDL.