Sábado Fácil terá recolhimento de lixo eletrônico

Publicado em 09/11/2017 - Atualizado em 26/01/2024

Projeto ‘Recicla CDL’ acontece neste sábado, 11, e população poderá descartar materiais de informática

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque - CDL Brusque realiza neste sábado, 11 de novembro, mais uma edição do Sábado Fácil. Na oportunidade a população de Brusque poderá aproveitar as diversas atividades de lazer, saúde e cultura que serão oferecidas ao longo do dia, das 9h às 16h, bem como prestigiar o comércio, que estará em funcionamento até as 17h.

Além disso, a programação do evento nesta edição contará com um diferencial: o projeto ‘Recicla CDL’, uma parceria da CDL Brusque com a Brusoft Informática, com o recolhimento de lixo eletrônico. Assim, ao longo de todo o sábado os moradores de Brusque poderão levar até a Praça Barão de Schneeburg desktops, notebooks, tablets, impressora, mouses, teclados entre outros aparelhos que já não têm mais funcionalidade. O descarte para o Recicla CDL podem ser feito gratuitamente das 9h às 16h, no estande da CDL na Praça.

O projeto

O Recicla CDL surgiu em 2011 e, deste então, mais de 900 toneladas de resíduos deixaram de ser jogadas incorretamente na natureza. Pela relevância da ação, o Recicla CDL já recebeu o prêmio Empresa Cidadã, concedido pela ADVB/SC, e a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo, entregue pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2011 e 2012.

“O objetivo do projeto é recolher materiais eletrônicos de informática, como computadores, monitores, impressoras, mouses, teclados, HDs, entre outros, que não se usam mais ou que não estão em perfeitas condições. Nossa proposta é fazer uma triagem do material recebido, recuperando o que for possível e enviando para o descarte correto o lixo eletrônico”, explica o presidente da CDL Brusque, Michel Belli.

Sem o devido conhecimento, há o risco de o material ser depositado no lixo comum, trazendo consequências negativas para o meio ambiente. A primeira delas é a contaminação do solo, já que os produtos também trazem em sua composição materiais pesados. Além disso, vidro, plástico e metais podem ser reciclados, prolongando sua vida útil.

Parceria na recuperação

Este ano, a CDL Brusque conta com uma forte aliada na realização do Recicla CDL. Trata-se da Brusoft Informática, com sede no bairro Santa Rita.

De acordo com a gerente administrativa da Brusoft, Deise Spotti, a expectativa é que o volume recolhido seja maior do que 2016. Por isso, os 15 colaboradores da empresa estarão envolvidos diretamente na ação, seja no dia da coleta, no processo de triagem, manutenção ou descarte. “Tudo que for recolhido ficará em um depósito da empresa ou na própria CDL. A intenção é mexer nestes materiais entre os meses de janeiro e fevereiro. A partir daí, em conjunto, vamos verificar a quantidade de equipamentos restaurados e qual entidade receberá essa doação”, conclui Deise. Segundo ela, a realização do Recicla CDL no mês de novembro tem um significado especial, já que a empresa comemora 10 anos de fundação e, ser parceira da entidade em um projeto sem fins lucrativos é como oferecer um presente da empresa para a cidade na qual escolheu empreender.

O Sábado Fácil é uma realização da CDL Brusque, com o apoio do Sesc, Senac, Sindilojas e Fundação Cultural.

Confira a programação do Sábado Fácil dia 11 de novembro:

Atividades na Praça Barão de Schneeburg das 9h às 16h

Comércio aberto até as 17h

Atividades de Saúde:
- Aferimento de Pressão Arterial
- Teste de Acuidade Visual
- Teste de glicose
- Orientação com a Rede Feminina

Atividades de Lazer:
- Piscina de bolinha
- Infláveis
- Jogos de mesa
- Pintura Facial

Atividades Culturais:
- Exposições de Artesanatos das 9h às 16h
- Eletroldo On Men das 10h às 11h30
- Sábado Sonoro (Fundação Cultural) das 14h às 16h

Participações Especiais:
- Rádio Diplomata (Aniversário)
- Sesi Escola (Amostra Trabalhos Alunos)

Recicla CDL
Traga seu lixo eletrônico de informática para o descarte correto, de forma gratuita. Procure o estande da CDL na Praça, das 9h às 16h.
Apoio: Brusoft Informática.

Realização do Sábado Fácil: CDL Brusque
Apoio: Sesc, Senac , Sindilojas, e Fundação Cultural de Brusque.