Sábado Fácil de novembro atrai grande público na praça Barão de Schneeburg

Sábado Fácil de novembro atrai grande público na praça Barão de Schneeburg

Comércio local atendeu em horário estendido até às 17 horas

Publicado em 11/11/2024 - Atualizado em 11/11/2024

Compartilhar em:

O clima agradável de sábado, 9 de novembro, levou diversas famílias a aproveitarem as ações e atividades do Sábado Fácil, na praça Barão de Schneeburg. Realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), a população pode desfrutar de diversos serviços gratuitos como orientações de saúde, teste acuidade visual, saúde bucal, manutenção e limpeza de óculos, consulta de crédito, apresentações musicais e de grupo de dança, campanha educativa do Zoobotânico, ações de reciclagem em parceria com a empresa Veolia, e a 1ª Feira do Empreendedor.
Já as crianças se divertiram com os brinquedos educativos, cama elástica, pintura facial, jogos de mesa e trenzinho. Além disso, o comércio atendeu em horário estendido, com as lojas abertas até às 17h.
O presidente da CDL Brusque, Valter Kohler, destacou a alegria em ver a praça cheia, com a população prestigiando e usufruindo dos serviços ofertados. Ele frisa a valorização do comércio local com o atendimento em horário estendido. “Hoje realizamos a última edição do Sábado Fácil de 2024. Me alegro muito com a grande participação das famílias lotando a nossa praça. Ver a felicidade das pessoas nesse momento de lazer nos dá energia e disposição para continuarmos realizando esta ação e a aperfeiçoando cada vez mais no decorrer do próximo ano. O objetivo da CDL é que a população possa fortalecer esse laço familiar através desses momentos. Além disso, que possam realizar suas compras tranquilamente com o horário estendido do comércio, prestigiando nossos lojistas locais, fortalecendo a economia e gerando emprego e renda em nosso município”, afirmou.
Ele ainda ressalta a parceria da entidade com o Projeto Empreendedorismo Infantil, que realizou a exposição de seus produtos com a 1ª Feira do Empreendedor durante esta edição do Sábado Fácil.
“Hoje temos o prazer de ter a 1ª Feira do Empreendedor, que integra o Projeto Empreendedorismo Infantil, o qual a CDL se orgulha em ser parceira. É um momento que, com certeza, ficará marcado na memória das professoras e também das crianças. Além de, claro, ser uma atividade que contribuirá na formação desses alunos, que futuramente poderão se tornar grandes empreendedores”, falou Kohler.

1ª Feira do Empreendedor

A edição de novembro do Sábado Fácil contou com a 1ª Feira do Empreendedor, que faz parte das ações de encerramento do curso de Empreendedorismo Infantil, que atende 30 professores da rede municipal de ensino de Brusque, em parceria com o Senai e a CDL.
O curso teve origem no projeto desenvolvido em 2023, pelo Centro de Educação Infantil Nova Brasília, que apresentou aos alunos da instituição noções de educação financeira e empreendedorismo. Neste ano, o projeto foi transformado em curso, oferecido de forma híbrida aos professores do Infantil 2 até o 3º ano do Ensino Fundamental.
A coordenadora do projeto, Milene Tavares de Araújo Pereira, explica que foram expostos 22 projetos desenvolvidos por 19 escolas da rede municipal de ensino, com o intuito de incentivar a educação financeira e promover o empreendedorismo infantil.
“Nossa parceria com a CDL já vem desde o ano passado e, em 2024, a fortalecemos ainda mais. A feira hoje é o resultado dos meses de curso e trabalho com os alunos. Os professores estão expondo os produtos, estudos de caso e documentação pedagógica desse processo. Temos projetos que trabalham a educação financeira através da sustentabilidade, outros da culinária, alguns utilizam o artesanato. Então as crianças aprenderam conceitos de matemática e empreendedorismo como resolução de problemas, trabalho em equipe e ideias inovadoras. Mostrando que empreender não é só o produto final, é uma junção de oportunidades, habilidades e dedicação”, pontuou.
Da mesma forma fala a secretária de Educação, Franciele Mayer. “Através desse projeto as crianças conhecem, de maneira lúdica e didática, o mundo em que vivemos, principalmente esta parte monetária. Elas começam a compreender como funciona esse processo de compra e também o dinheiro. Então cada projeto exposto mostra à nossa população o que os alunos aprendem em sala de aula”, ressaltou.

Experiência dos profissionais

A experiência de quem participou do curso foi muito positiva. A professora do Centro Municipal de Educação Infantil Laura Cattani Leite, Irene da Conceição Cunha, compartilha que foi a capacitação mais enriquecedora que já participou durante toda a sua vida profissional.
“Atuo há 11 anos na educação, aqui em Brusque, e foi o curso que me fez mudar o olhar em relação a muitas coisas, principalmente a sair da zona de conforto. E que conseguimos realizar tudo que nos propomos a fazer. Nunca passou pela minha cabeça empreender com as crianças e essa capacitação expandiu meus horizontes. Eu juntei o empreendedorismo com o cuidado do meio ambiente e o resultado foi magnífico: junto com os alunos produzimos sabão caseiro”, contou.
Irene fala que o processo foi cheio de erros, acertos e muito conhecimento. “Nosso projeto nasceu a partir da pergunta de um aluno que foi ‘para onde vai o óleo?’. Ali me deu a ideia de realizarmos uma pesquisa de como descartar esse resíduo sem agredir o meio ambiente. A resposta quase unânime: sabão caseiro. De primeira, a receita não deu certo e insistimos até acertar. Quando funcionou, ficamos felizes. E hoje foi muito gratificante, vendemos todas as unidades que produzimos”, compartilhou a professora.
Já a professora do Centro Municipal de Educação Infantil Clara Maria Furtado, Andréia Ibers da Silva Bertoldi, realizou uma horta com os alunos. “A diretora da escola me convidou para participar do curso e prontamente aceitei. Foi uma experiência que agregou muito, tanto na parte profissional como na pessoal. Eu já realizava o projeto de horta na instituição e o conteúdo aprendido veio de encontro à atividade. Então, desde o início as crianças foram descobrindo mais curiosidades sobre as hortaliças, os seus sabores, texturas, até chegar ao plantio. Elas realizaram todo o cuidado com a horta, desde plantar, regar, fazer a limpeza, adubar e colher”, explicou.

Andreia conta que o projeto não visa a venda, então trouxe para a feira alguns pés de alface da horta e a documentação de todo o processo realizado com os alunos. “Hoje não estamos realizando a venda das hortaliças, pois ele não foi inicialmente pensado para isso. Estamos expondo as etapas do processo, temos tudo documentado, quem passou pelo estande pode conferir cada parte. Além disso, temos alguns chás que servimos para o público e também alguns pés de alfaces da nossa horta”, finalizou.

Participação da população

O sábado estava propício para um passeio em família, e foi isso que fez o morador do bairro Rio Branco, Jailton Minetto Prestes. Ele conta que sempre que pode prestigia o Sábado Fácil juntamente com o filho, Lorenzo Prestes. “É uma ação muito legal, sempre que posso trago o Lorenzo para brincar nas atividades aqui na praça. Ele adora, se diverte muito”, falou Prestes.
Quem também aproveitou as atrações foi a moradora do bairro Azambuja, Hervilin Lemos. Ela destaca que a ação é ótima para toda a família. “Sempre vemos muitas pessoas aproveitando para aferir sua pressão ou fazer teste de glicemia, as famílias tendo momentos de diversão, então é uma ação muito legal aqui na praça. Este ano participei de todas as edições”, contou.
O Sábado Fácil é uma realização da CDL Brusque, com apoio do Sesc, Unifebe, Uniasselvi, Senai/Sesi, Kohler Ótica, Ferris Ótica, Grupo Aliados da Tradição Brusque e Odonto Sharing.