Registro com Protesto: mais garantias para os lojistas
Publicado em 24/04/2017 - Atualizado em 26/01/2024
A inadimplência é uma situação comum no setor lojista. Por
diversos motivos, alguns consumidores não conseguem quitar suas dívidas ou
prestações e uma compra simples, às vezes, transforma-se num processo
desgastante para todas as partes envolvidas.
Neste sentido, a CDL Brusque trabalha para atender ainda mais as necessidades dos lojistas e ofereceu gratuitamente o Workshop Registro com Protesto, na última quarta-feira, 19 de abril a todos os seus associados para aumentar as chances de uma cobrança mais efetiva e rápida.
O protesto é um ato formal destinado a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa, tendo basicamente duas finalidades: provar publicamente o atraso do devedor e resguardar o direito de crédito. Logo, o serviço traz garantias para os lojistas, que recebem valores atrasados, como para o cliente, que volta a conseguir o crédito (pois um cidadão com o nome protestado não conseguirá fazer novas compras a prazo ou realizar empréstimos).
Para o gestor da CDL Brusque, Carlos Eduardo Vieira, o Registro com Protesto é um serviço inovador e exclusivo do SPC que só a CDL oferece e que se torna ainda mais importante em períodos difíceis da economia: “Não podemos nos esquecer de que o lojista também é um consumidor, pois adquire suas mercadorias no atacado. Então, para que esta rede de crédito não comece prejudicada, o Registro com Protesto é um caminho eficiente, com a vantagem de não necessitar o deslocamento físico até o cartório.
A auxiliar de escritório, Taiza Carniel, participou pela primeira vez do workshop e avalia como importante a informação recebida. “Recebi dicas que são fundamentais para nosso dia a dia, como a nota promissória que dá garantia à forma de apresentar ao nosso cliente. A forma de protesto ficou mais fácil e mais em conta já que o custo vai ficar para o devedor”, enfatiza Taiza.
Entre as vantagens do Registro com Protesto, estão:
– O protesto é feito on-line para sua comodidade e para a agilidade da ação;
– O associado não paga as custas cartoráriais;
– A dívida não expira, permanecendo no cartório até sua quitação;
– Alto índice de recuperação de dívida (dados recolhidos pela CDL indicam que mais de R$ 50.000,00 já foram recuperados pelos lojistas no município).
O coordenador comercial da FCDL, Valdemir Manoel da Silva que ministrou o workshop explica que “o objetivo é ajudar o empresário a cobrar sem constranger o devedor. Afinal, os lojistas querem continuar com seus clientes. Por isso, fazemos um trabalho neutro, sem tomar partido de nenhum dos lados envolvidos, buscando a conciliação. O serviço do “Registro com Protesto”, por exemplo, também é muito bom para o município, pois o cliente fica novamente com o nome limpo na praça e a economia local ganha ainda mais”.
Para usufruir do serviço, os lojistas têm de realizar necessariamente uma capacitação, principalmente para compreender todas as etapas do processo.
Assim, no dia 24/05/2017, a CDL realizará em sua sede o Workshop do Registro com Protesto – 3ª Edição. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (47) 3211-8003 ou pelo e-mail: comunicacao@cdlbrusque.org.br
Fonte: Jornalista Responsável: Anelise Margraf - ASCOM CDL Brusque
Neste sentido, a CDL Brusque trabalha para atender ainda mais as necessidades dos lojistas e ofereceu gratuitamente o Workshop Registro com Protesto, na última quarta-feira, 19 de abril a todos os seus associados para aumentar as chances de uma cobrança mais efetiva e rápida.
O protesto é um ato formal destinado a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa, tendo basicamente duas finalidades: provar publicamente o atraso do devedor e resguardar o direito de crédito. Logo, o serviço traz garantias para os lojistas, que recebem valores atrasados, como para o cliente, que volta a conseguir o crédito (pois um cidadão com o nome protestado não conseguirá fazer novas compras a prazo ou realizar empréstimos).
Para o gestor da CDL Brusque, Carlos Eduardo Vieira, o Registro com Protesto é um serviço inovador e exclusivo do SPC que só a CDL oferece e que se torna ainda mais importante em períodos difíceis da economia: “Não podemos nos esquecer de que o lojista também é um consumidor, pois adquire suas mercadorias no atacado. Então, para que esta rede de crédito não comece prejudicada, o Registro com Protesto é um caminho eficiente, com a vantagem de não necessitar o deslocamento físico até o cartório.
A auxiliar de escritório, Taiza Carniel, participou pela primeira vez do workshop e avalia como importante a informação recebida. “Recebi dicas que são fundamentais para nosso dia a dia, como a nota promissória que dá garantia à forma de apresentar ao nosso cliente. A forma de protesto ficou mais fácil e mais em conta já que o custo vai ficar para o devedor”, enfatiza Taiza.
Entre as vantagens do Registro com Protesto, estão:
– O protesto é feito on-line para sua comodidade e para a agilidade da ação;
– O associado não paga as custas cartoráriais;
– A dívida não expira, permanecendo no cartório até sua quitação;
– Alto índice de recuperação de dívida (dados recolhidos pela CDL indicam que mais de R$ 50.000,00 já foram recuperados pelos lojistas no município).
O coordenador comercial da FCDL, Valdemir Manoel da Silva que ministrou o workshop explica que “o objetivo é ajudar o empresário a cobrar sem constranger o devedor. Afinal, os lojistas querem continuar com seus clientes. Por isso, fazemos um trabalho neutro, sem tomar partido de nenhum dos lados envolvidos, buscando a conciliação. O serviço do “Registro com Protesto”, por exemplo, também é muito bom para o município, pois o cliente fica novamente com o nome limpo na praça e a economia local ganha ainda mais”.
Para usufruir do serviço, os lojistas têm de realizar necessariamente uma capacitação, principalmente para compreender todas as etapas do processo.
Assim, no dia 24/05/2017, a CDL realizará em sua sede o Workshop do Registro com Protesto – 3ª Edição. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (47) 3211-8003 ou pelo e-mail: comunicacao@cdlbrusque.org.br
Fonte: Jornalista Responsável: Anelise Margraf - ASCOM CDL Brusque