Radares: esclarecimento à comunidade brusquense

Confira a Carta de esclarecimento à comunidade brusquense publicada no jornal Município, na edição de 21 de fevereiro, assinado por 9 entidades locais.

Publicado em 25/02/2014 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

Em 2013, segundo site do Portal de Transparência da Prefeitura Municipal de Brusque, mais de R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais) foram arrecadados com multas de trânsito. Esse dinheiro saiu do bolso dos brusquenses e certamente fez falta no orçamento familiar.

 

Acreditamos, sinceramente, que os radares não cumprirão o objetivo de tornar o trânsito de Brusque mais seguro, pois sabemos que os motoristas que costumeiramente desrespeitam as leis, facilmente vão lembrar a localização dos radares, e dificilmente serão multados. Por outro lado, o cidadão que, eventualmente se apressa para não chegar atrasado ao trabalho, ou para levar um filho ao hospital, esse sim será a vítima dos radares.

 

Esperamos que as autoridades que tanto defendem a instalação dos radares, não olhem apenas para o foco da arrecadação ou da punição, pois os "maus" motoristas não serão multados, e mais uma vez quem pagará será o cidadão de bem, que sempre paga e paga caro, para manter um aparato público "pesado" e de pouca eficiência.

 

Desejamos que os agentes que fiscalizam o trânsito de nossa cidade sejam cada vez mais proativos, orientando o cidadão antes dele cometer a infração; realizando operações "Lei Seca"; barreiras nas entradas da cidade; controle de trânsito nos horários de entrada e saída de alunos das escolas, etc.

 

Ficamos preocupados quando o poder público apresenta soluções repressivas e arrecadadoras, como a instalação de radares, achando que resolverão o problema do trânsito na cidade. Ficaríamos muito mais felizes se em vez de querer multar o cidadão, para engordar ainda mais os cofres públicos, as autoridades nos apresentassem um plano de educação de trânsito para todas as idades; campanhas de sensibilização aos condutores com a participação de todos os segmentos ativos da sociedade brusquense. Isso sim seria inteligente, e teria nosso total apoio.

 

CDL

SINDILOJAS

ACIBr

AMPE

SINDIVEST

SIND. DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO BRUSQUE

SINDUSCON

SIMMEB

CESCB