Público prestigia palestra sobre Perspectivas Econômicas para 2019

Publicado em 22/02/2019 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

Entender a influência das taxas de juros, inflação, variação de câmbio no mercado nacional e internacional e os impactos econômicos que esses fatores causam no seu negócio, bem como apresentar algumas das possíveis previsões para o cenário econômico mundial e do Brasil para os próximos anos foram alguns dos temas abordados na palestra ‘Perspectivas Econômicas para 2019’. Ministrado pelo mestre em economia Wagner Dantas, o evento foi promovido pelo CDL Jovem da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, na manhã de terça-feira, 19 de fevereiro.

Este foi o primeiro encontro da CDL Jovem no ano e contou com a presença de 20 pessoas que prestigiaram a palestra, fizeram network, esclareceram dúvidas e compreenderam melhor o cenário econômico atual.

De forma clara e objetiva, o economista apresentou as características econômicas e as projeções de crescimento real de alguns país, como EUA, a ‘Zona do Euro’, Japão e China, e também o panorama do Brasil, que tem uma expectativa de crescimento do PIB de cerca de 2,5% para 2019 e 3% para 2020. No cenário nacional, Dantas demonstrou ainda o que está previsto até 2020 em relação à queda na taxa de desemprego, à estabilidade do câmbio, a projeção para a inflação controlada, e a taxa de juros (SELIC).

Análise nacional e local

Segundo Dantas, são grandes as expectativas em relação ao Brasil, em especial após as mudanças no cenário político. “Nosso país tem todas as condições básicas macroeconômicas para ser um país de excelência, o que falta é a gestão pública eficiente. Estamos saindo de uma base de crescimento muito ruim, já que o país não cresce adequadamente há uns três anos. E para 2019 a perspectiva é começar a crescer, cerca de 2%. Ou seja, é o início de um provável crescimento e que irá depender da nova equipe econômica e das reformas prometidas para esse ano, como a da Previdência”, comenta.

Outra questão analisada pelo economista foi em relação ao sentimento de ‘otimismo’ que tem sido percebido pelos empresários, lojistas e a própria população em nossa região. De acordo com ele ainda há outro fator, internacional que pode ter impactos na indústria e comércio local. “O crescimento do Brasil promete, mas temos outra questão complicada que é a situação externa, em especial a relação entre EUA e China. E Brusque importa muito, depende muito de produtos vindos da China, desde fios até produtos de bens de consumo, o que pode impactar. Mas, o crescimento da demanda interna vai aquecer sim a nossa economia e, se você tem uma indústria confiante os empresários irão investir, gerar emprego, renda, e as pessoas com renda irão investir no comércio local. Então, caso o Brasil cresça, a atividade econômica da região também será alavancada”, comenta.

Por fim Dantas destacou a importância do papel da CDL Jovem, em organizar palestras com temas tão significativos e que vem ao encontro das necessidades dos lojistas e jovens empreendedores. “A CDL sempre fez um papel muito importante em nossa cidade, de divulgar o conhecimento. E essa iniciativa da CDL Jovem é fantástica, é o motor do crescimento da economia, pois dependemos do jovem para tocar as empresas, para repensar uma nova forma de fazer política, pois eles são as grandes cabeças pensantes do futuro. Desde a década de 1980 falamos que o Brasil vai ser uma potência, e agora cabe as novas gerações fazer isso acontecer”, completa.

Prestígio

Para o coordenador da CDL Jovem, André Kohler, iniciar o ano com uma palestra prestigiada e com um tema tão oportuno, foi gratificante. “Foi muito bom para nos planejarmos e saber o que podemos esperar para esse e para os próximos anos. Sem dúvida é uma alegria podermos realizar essas reuniões e oferecer um retorno para quem participa da CDL Jovem”, declara.

O empresário Cassiano Dalri, da Loja Super 10, de Nova Trento, veio da cidade vizinha para prestigiar a palestra. “Foi muito importante para planejarmos as nossas empresas, termos essa perspectiva de futuro, em investir em outros ramos, enfim. A CDL Jovem é muito interessante, em especial para o network. Sem dúvida vou participar das próximas edições”, ressaltou.

O consultor Fabiano Debrassi, da Debrassi Consultoria, também elogiou a palestra, bem como a oportunidade do conhecimento compartilhado, ofertado pela CDL Jovem. “Foi um conjunto de informações muito bacana e atualizado, transmitido de uma forma excelente. E hoje, para todo o empresário é importante estar atento ao que está acontecendo lá fora, não apenas politicamente, mas também tecnicamente, o que foi apresentado aqui, para melhor compreensão do seu próprio negócio. Foi uma ótima oportunidade de conhecimento gratuito, para ser aplicado na vida e nos negócios e sem dúvida quero marcar presença em demais encontros da CDL Jovem”, completou.