Projeto Transitolândia encerra atividades e homenageia os apoiadores

Publicado em 30/11/2016 - Atualizado em 26/01/2024

Na tarde de terça-feira, 29 de novembro, o 18º Batalhão de Polícia Militar realizou o encerramento de 2016 do projeto Transitolândia. Na oportunidade foram homenageadas as entidades e empresas apoiadoras do programa, entre elas a CDL Brusque, que desde 2013 apoia a iniciativa. Na oportunidade a entidade foi representada pelo diretor Marco Antonio Schaadt.

Funcionando na sede do 18ª Batalhão de Polícia Militar de Brusque, há três anos o projeto foi inaugurado em seu modelo atual e desde então aproximadamente 4 mil crianças de Brusque e região já passaram por ele. Em 2016, foram mais de 800 crianças e mais de 40 escolas atendidas. O objetivo da Transitolândia é a conscientização através da educação e prevenção para um trânsito melhor e mais seguro, bem como orientar e alertar os estudantes sobre qual a melhor forma de se comportar no trânsito nas diversas situações diárias.

Renovação

Além da entrega de uma placa em agradecimento aos parceiros do projeto, também foi realizado o sorteio de seis bicicletas, entre os alunos das escolas estaduais, municipais e particulares, de Brusque e região, que participaram do programa em 2016. Os vencedores do sorteio foram os alunos: Adriana Maceno Cordeiro, da Escola Reunida Municipal Cesário Régis; João Paulo Venzon, da EEF Padre Luiz Gonzaga Steiner; Pablo da Silva, da EEF Poço Fundo; Camila Bertoldi da EEF Padre Lux; Letícia Kemmily dos Santos, da EEF Paquetá; e Carolina Dummel da EEF Nova Brasília.

Durante a solenidade dois policiais militares que fazem parte da Transitolândia também foram homenageados. Por fim, foi apresentada a nova ‘frota’ de carrinhos de pedal adaptados para a realização das aulas práticas do projeto. A empresa ZM S/A foi a responsável por desenvolver os novos modelos e contribuiu com a doação de dez novos carrinhos. “São grandes desafios, mas temos importantes parceiros, que acreditam no nosso trabalho. Com certeza todo esse apoio e essas doações vão colaborar muito para a renovação e uma melhor estruturação da Transitolândia, para trazermos ainda mais crianças e escolas para participar desse projeto que é tão importante para a nossa cidade e que transmite a nossa mensagem de cidadania, de responsabilidade e consciência em relação ao trânsito”, comentou o tenente-coronel.

Saiba mais

A Transitolândia é uma parceria entre a Polícia Militar, a Guarda de Trânsito e a Prefeitura Municipal de Brusque e tem o apoio de diversas empresas e entidades. De forma lúdica, os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre o trânsito, sobre formas e comportamentos adequados para o pedestre, ciclista e motorista no trânsito, e demonstrações práticas com a participação das crianças que simulam situações cotidianas.

Em seguida é realizado um intervalo para um lanche e na segunda etapa do projeto os alunos vão para o Centro Vivencial, onde com os carrinhos colocam em prática as dicas e orientações anteriormente apresentadas. Todos os estudantes recebem um material didático, que contém materiais para que continuem aprendo sobre trânsito em casa.

“A CDL aposta na educação e, se desde cedo educarmos as crianças, elas são multiplicadoras desssa consciência para o trânsito, e cobram dos paisações corretas, seja no trânsito ou como pedestre”, ressalta o presidente da CDL Brusque, Michel Gartner Belli.

“Busca-se que o estudante seja um multiplicador deste conhecimento, transmitindo, para seus amigos e familiares, formas e comportamentos adequados para convivência harmoniosa entre pedestres e condutores, resultando assim, um ambiente mais seguro nas vias e, consequentemente, diminuindo o número de ocorrências de trânsito”, declara a soldado da PM, Karine Gonçalves Silva, que dá orientações às crianças no projeto.

Alunos vencedores do sorteio:

Adriana Maceno Cordeiro - Escola Reunida Municipal Cesário Régis (Guabirua)
João Paulo Venzon - EEF Padre Luiz Gonzaga Steiner (Brusque)
Pablo da Silva - EEF Poço Fundo (Brusque)
Camila Bertoldi - EEF Padre Lux (Brusque)
Letícia Kemmily dos Santos - EEF Paquetá (Brusque)
Carolina Dummel - EEF Nova Brasília (Brusque)

Fonte e Imagem: Taiana Steffen Eberle