Projeto Recicla CDL contempla três escolas municipais com a doação de computadores

Máquinas foram montadas a partir de peças de outros computadores, reaproveitadas através do projeto da CDL Brusque em parceria com a Brusoft Informática

Publicado em 01/10/2018 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

Sorrisos entusiasmados tomaram conta de três escolas municipais de Brusque na última sexta-feira, 28 de setembro. Isso porque na ocasião as unidades de ensino EEF Edith Krieger Zabel (no bairro Cristalina), EEF Ponta Russa (Ponta Russa) e EEF Prefeito Alexandre Merico (Limeira) foram contempladas com a doação de computadores, através do projeto ‘Recicla CDL’.

O projeto é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque desde 2011 e pelo segundo ano consecutivo conta com a parceria da empresa Brusoft. O objetivo do Recicla CDL é conscientizar a sociedade para a importância da destinação correta dos resíduos e a diminuição do volume de lixo eletrônico gerado. Além de colaborar com o meio ambiente e evitar que os eletrônicos sejam descartados na natureza, o projeto restaura os equipamentos e beneficia quem precisa, como as três escolas municipais contempladas.


Ensino-aprendizagem

Ao longo da entrega dos três novos equipamentos de informática nas escolas, alunos e professores demonstraram alegria e satisfação em serem contemplados com as novas máquinas. Para a diretora EEF Edith Krieger Zabel, Elaine Petermann, o computador irá auxiliar de forma significativa as atividades escolares a partir de agora. “Essa doação veio em boa hora, pois estamos reativando a sala de informática. Além disso, sabemos da importância de trabalharmos com a tecnologia em prol da Educação com as nossas crianças, para aprimorar ainda mais o ensino-aprendizagem”, comentou.

Da mesma forma a diretora EEF Ponta Russa, Mirela Cristina Sandri também enalteceu a alegria em receber a doação do Recicla CDL, e reforçou a importância do projeto que auxilia o meio ambiente e beneficia as unidades de ensino. “Ficamos muito felizes com essa doação e vamos destinar o computador para a sala dos professores, para auxiliá-los nas pesquisas e no trabalho pedagógico. Trabalhamos com a preservação do meio ambiente em sala de aula e através da doação os alunos puderam entender na prática como a reciclagem, reaproveitamento e destinação correta são importantes”, declarou.

A diretora EEF Prefeito Alexandre Merico, Joseane Floriani Pereira também enalteceu o quão significativo foi para a unidade de ensino receber a doação do projeto, que irá auxiliar professores e alunos nos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. “Tivemos nossos computadores furtados recentemente e sem dúvida esse computador irá nos auxiliar muito nas pesquisas a partir de agora. Que essa iniciativa proporcione cada vez mais alegria para outras escolas e entidades”, frisou.


Reaproveitar e ressignificar

As três máquinas doadas às escolas foram montadas a partir de peças reaproveitadas e reutilizadas, recolhidas em novembro de 2017 na edição do Sábado Fácil. Na ocasião a população de Brusque e região doou cerca de três toneladas de lixo eletrônico. O que não foi possível recuperar seguiu para o descarte correto, em empresas especializadas na reciclagem dos materiais. Já os demais equipamentos foram consertados e reaproveitados, gerando novos computadores.

O presidente da CDL Brusque, Fabricio Zen acompanhou a entrega e destacou a importância do projeto que desta vez beneficiou três comunidades de Brusque. “São somente três computadores, mas ao acompanharmos a doação vimos o quão é importante para as escolas e para as comunidades serem contempladas. Sem dúvida esse trabalho voluntário que a CDL Brusque faz nos emociona ainda mais quando vimos a alegria de alunos e professores. A CDL está sempre envolvida com a comunidade, pensando na comunidade, e esse é um exemplo disso. Agradecemos a todos que doaram os equipamentos no ano passado, e esperamos que sejam feitas mais doações de lixo eletrônico esse ano, para termos novamente esse tipo de ação”, acrescenta Zen.

O proprietário da Brusoft Informática, Éder Ouriques também acompanhou a entrega dos computadores nas escolas e falou sobre a satisfação da empresa em ser parceira novamente da CDL Brusque no projeto. “Ver que uma pequena ideia virou um grande projeto é fantástico. Poder participar disso e contribuir de forma significativa para as escolas e para o aprendizado dos alunos, é incrível. Vamos continuar com essa parceria, dando todo o apoio, ao destinar o lixo eletrônico de forma correta e reaproveitar os materiais em boas condições para montar novos equipamentos para quem precisa”, detalhou.

Segundo Éder, do material de informática que foi recolhido em 2017, muitas peças ainda não foram utilizadas e estão guardadas, já que não foi possível completar a construção de novos computadores. “Esperamos que com a edição deste ano do Recicla CDL possamos recolher ainda mais equipamentos para completarmos essas máquinas e fazer um trabalho ainda maior”, completou Ouriques.

Acompanharam a entrega dos computadores também o gestor da CDL Brusque, Carlos Eduardo Vieira; o coordenador de Núcleos da entidade, Sérgio Campi; e a assessora de imprensa e coordenadora de Eventos, Anelise Margraf.


Colabore

O Recicla CDL fará a coleta de novos materiais eletrônicos no dia 10 de novembro, durante a edição do Sábado Fácil. Na oportunidade a comunidade poderá levar até a Praça Barão de Schneeburg materiais eletrônicos que não têm mais funcionalidade ou não são mais utilizados, como impressoras, CPUs, mouses, teclados, e diversos outros relacionados a informática. Após o recolhimento na ocasião, os materiais passarão por uma triagem, onde serão encaminhados ao destino correto ou então serão consertados e adaptados para montagem de novos aparelhos de informática, para posteriormente serem doados. Mais informações: (47) 3211-8002.


Saiba mais

Desde que foi criado, em 2011, mais de 900 toneladas de resíduos deixaram de ser jogadas incorretamente na natureza. Tamanha sua importância para o amanhã, o Recicla CDL já recebeu o prêmio Empresa Cidadã, concedido pela ADVB/SC, e a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo, entregue pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2011 e em 2012.