Projeto "Eu ajudo na Lata" entrega cadeira de rodas adaptada para aluna da APAE
Publicado em 16/02/2016 - Atualizado em 26/01/2024
Lacres de latinhas se transformaram em uma cadeira de rodas adaptada para a jovem Daiane Cardoso Ribeiro (17), graças ao projeto "Eu ajudo na Lata", que conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque. O projeto é realizado pela Unimed e ACIBr e conta com a colaboração de diversas entidades como: Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rotary, Lions Berço da Fiação de Brusque, Unifebe, Colégio Cônsul, Colégio Energia e Colégio São Luiz.
Nesta segunda-feira (15), a cadeira de rodas adquirida com a venda dos lacres foi entregue à Daiane, na presença dos familiares e dos representantes das instituições envolvidas no projeto. Daiane Ribeiro é aluna da APAE de Brusque e frequenta a instituição por sete anos, por causa da paralisia cerebral descoberta na infância e que afetou a fala e os movimentos de mãos e pernas da jovem.
A mãe, Rosângela Cardoso (32), falou que a falta de uma cadeira adaptada limitava muitas situações vividas pela filha, que tinha que ser carregada no colo.
"A gente ia à praça e só ficava dentro do carro por que não tinha como ela ficar sentada; em muitos locais (restaurantes) a gente nem vai por que não tinha como acomodar ela", comentou Rosangela.
A cadeira adaptada de Daiane foi comprada após um ano de arrecadação de lacres, tirados de latinhas descartadas e que resultou em 1.273 quilos de lacres. A venda do produto, ao preço de R$ 3,50 o quilo, gerou a quantia de R$ 4.455,50 que foi revertido para compra de duas cadeiras, uma foi entregue nesta segunda e a outra será entregue em abril para outra criança.
Segundo a Vice-Presidente da CDL, Claudete Willrich Sani, o intuito é promover o espírito solidário na sociedade. "Nossa entidade não está apenas preocupada com o crescimento econômico do município, mas também em questões de cunho social", reforça.
Para a entidade realizar sonhos é tão importante quanto gerar renda. "Precisamos da ajuda dos associados e da comunidade para que juntos possamos de alguma forma ajudar essas pessoas a terem o direito de ir e vir", enfatiza a vice-presidente da entidade, Claudete Willrich Sani.
A diretora da APAE Brusque, Sandra Helena de Almeida, comentou que com a doação da cadeira a aluna Daiane passará a ter uma nova perspectiva de vida."Vai ser muito significativo, pois são outras possibilidades que ela vai ter na vida e que a família não tinha condição de realizar", destacou.
O projeto "Eu ajudo na Lata", é realizado desde 2014 e terá continuidade neste ano.