Programação Neurolinguística na hora de vender

Profissionais e gestores do comércio concluem curso de processo de vendas e PNL promovido pela CDL Brusque

Publicado em 26/04/2018 - Atualizado em 26/01/2024

Utilizar a Programação Neurolinguística (PNL) no processo de vendas é uma estratégia que tem despertado o interesse de diversos profissionais e gestores de vendas nos últimos anos. Foi pensando nisso que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque promoveu nesta semana, nos dias 23, 24 e 25 de abril, um curso especificamente voltado a este tema.

Com a participação de 26 profissionais e gestores de diversos setores do comércio de Brusque e região, o curso foi ministrado pelo consultor em Recursos Humanos, Jorge Chiodini, parceiro de longa data da CDL Brusque quando o assunto é capacitação.

Através de teoria e muitas dinâmicas, Chiodini demonstrou ao grupo técnicas importantes no relacionamento com o cliente, considerado o maior diferencial hoje em todo o comércio. “Quando trabalhamos os processos de vendas, estudamos técnicas de vendas, abordagem do cliente, produto, preço competitivo. São aspectos bastante técnicos relacionados ao processo de vendas. E a Programação Neurolinguística quando inserida dentro de um contexto de vendas, trabalha na subjetividade, ou seja, no relacionamento, principalmente na expectativa do nosso cliente em relação ao nosso atendimento. Parte-se do pressuposto que você tem um produto de qualidade, com um preço competitivo, tendo esses dois elementos, o diferencial na hora de vender será o relacionamento com o cliente, o sentimento do cliente, sua emoção na hora da compra. Alia-se a isso a capacidade do profissional de vendas em olhar para o cliente e perceber que não está somente trocando uma mercadoria ou serviço por dinheiro, mas que está atendendo uma expectativa do cliente, fazendo ele feliz naquele momento. E o que quer o ser humano sobre a terra? Ser feliz. Então o profissional estará auxiliando o cliente a ser feliz. O diferencial não está no preço competitivo ou na qualidade, isso é pré-requisito, o diferencial está na capacidade de se relacionar com o cliente proativamente e a PNL trabalha justamente essa subjetividade, essa percepção dos estímulos que as pessoas recebem dentro de uma loja, na hora do atendimento, como elas processam isso e como exteriorizam isso”, enfatiza.

Segundo Chiodini, há uma variável que nunca muda, seja no comércio de serviços ou produtos, que é o cliente. Independente da forma como ele procura o comércio, seja pessoalmente ao entrar em uma loja, por telefone ou até mesmo pela internet, o cliente tem expectativas quanto àquele contato. Por isso é importante que o profissional de vendas esteja preparado para atender essas expectativas, para aplicar técnicas de PNL não só para concretizar aquela venda, como também para satisfazer o cliente em suas expectativas. “Atenda essa expectativa e ele passa a ser teu cliente e mais do que isso, passa a te indicar a outras pessoas. É isso o que o mercado precisa, se concentrar no cliente”, reforça Chiodini.

Técnicas e dinâmicas

Durante as três noites de curso, muitas técnicas e dinâmicas foram compartilhadas com os participantes, que puderam tirar dúvidas e até mesmo citar exemplos de seu dia a dia. A administradora e responsável pelo desenvolvimento da empresa Ramatex, Manuela Carina Holatz Zanon, participou do curso com mais cinco pessoas de sua equipe. Na avaliação de Manuela, que já conhecia a PNL através de um curso anterior de liderança e coaching, capacitações como esta promovida pela CDL Brusque, motivam ainda mais os profissionais no exercício diário das funções que desempenham dentro das empresas. “Hoje o mercado é tão concorrido que precisamos constantemente buscar um diferencial. Saber lidar com o cliente é muito importante, e a PNL nos possibilita isso, se bem aplicada. Estamos em seis pessoas nesse curso, eu, dois gerentes e três vendedoras, para estudarmos um pouco sobre isso e aplicarmos com ainda mais entusiasmo na nossa empresa”, revela.

O vendedor da empresa Dicasa, Celso Guilherme Deucher, também compartilha opinião semelhante à de Manuela. Para ele, conhecer as várias formas de se aproximar do cliente e resolver a demanda que o mesmo tem, é essencial para criar um relacionamento saudável, que o faça não só voltar à loja, como também indicá-la aos amigos e pessoas próximas. “É muito interessante a CDL promover cursos assim, porque a cidade de Brusque é um centro de vários setores, inclusive no comércio. Então preparar as pessoas para o atendimento, para receber os mais variados públicos, é essencial para que as pessoas comprem aqui e retornem”, analisa.

A gerente e vendedora da Averzzy, Ana Paula Rezini, também fez questão de participar do curso e aprender técnicas de PNL para aprimorar ainda mais seu conhecimento na área de vendas. “O curso faz a gente refletir muito sobre o comportamento humano. Às vezes damos a resposta de forma muito rápida ao cliente, sem nem ao menos tentar entendê-lo. E com as técnicas da PNL, percebemos o quão diferente deve ser essa abordagem para conquistar esse cliente através do atendimento. Aqui aprendemos na teoria aquilo que já colocamos em prática todos os dias, mas agora, depois do curso, de uma melhor forma. É o segundo curso que faço na empresa pela CDL, e o primeiro sobre a PNL e acredito que vai me auxiliar muito no dia a dia com os clientes”, avalia.

Fonte: Assessoria de Imprensa CDL