Polícia Militar de Brusque inaugura prédio do comando e novo COPOM

Publicado em 04/07/2016 - Atualizado em 26/01/2024

O 18° Batalhão de Polícia Militar de Brusque inaugurou nesta quinta-feira, 30 de junho, o novo prédio do Comando e Central de Operações da PM (Copom). O ato contou com a presença da comandante da 7ª Região de Polícia Militar (7ª RPM), Claudete Lehmkuhl, do Comandante do 18° BPM Tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, bem como dos comandantes do 10° BPM de Blumenau, Tenente-coronel Rubens Neumann do comandante do 13º BPM de Rio do Sul, tenente-coronel Dionísio Tonet e do Coronel Heriberto Rocha Peres, ex-comandante do 18° BPM.

Também participaram do ato entidades empresariais, empresas amigas da Polícia Militar e a Banda da Infantaria do Exército Militar.

Todo o recurso utilizado na reforma é oriundo do Fundo Municipal de Melhoria da Polícia Militar (FUMPOM). O investimento total foi de R$ 500 mil. A reforma teve início no final de 2013 com término neste primeiro semestre de 2016.

Tarde de homenagens

Durante a inauguração, O 18° BPM prestou homenagem à Câmara de Dirigentes e Lojistas de Brusque, (CDL) e a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), em virtude dos recursos que vieram das duas entidades. Além disso, o batalhão também homenageou alguns policiais miliares da reserva remunerada, que atuaram em ocorrências de destaque e policiais do P4 - Setor de Patrimônio e Logística, por durante todo o andamento da obra terem acompanhado os serviços.

Estrutura

O comandante do 18° BPM, Tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, diz que o espaço passou por uma revitalização, tendo em vista que a estrutura já existia no local. "O nosso Copom é de 1996. Quando ele foi criado, não foi pensando na questão do tamanho e espaço, porque ainda não existia essa visão de videomonitoramento, monitores, nada disso, era apenas para o 190". Com o passar do tempo o ambiente ficou pequeno e inapropriado até mesmo para a instalação dos monitores e câmeras de videomonitoramento, tanto do sistema rádio como do sistema bem-te-vi.

Conforme o comandante, a ideia foi aproveitar a estrutura do prédio antigo e manter os dois pavimentos. "Continuamos com a parte de baixo dedicada à área do comando, sub-comando e almoxarifado e na parte de cima, até por virtude de possíveis enchentes, deixamos toda a parte de planejamento de operações, e também a parte de centrais de operações militares (Copom)", explica.

Os respectivos setores já estão em funcionamento na nova estrutura militar.

Texto: Juliane Ferreira
Crédito das fotos: Diplomata FM