País terá 800 mil novos microempreendedores

Publicado em 12/03/2013 - Atualizado em 26/01/2024

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, prevê que até dezembro o país terá 800 mil novos empresários inscritos no programa Microempreendedor Individual, elevando para 3,5 milhões o total da carteira. Em tempos de pleno emprego, com a taxa de desocupação calculada pelo governo em mínimas históricas, o aumento no número de microempreendedores vem a reboque de uma mudança de cultura, na avaliação de Barretto.

Pesquisa realizada anualmente pelo Sebrae mostrou no ano passado que, pela primeira vez, o número daqueles que sonham em abrir o próprio negócio superou a vontade de conseguir a assinatura de um empregador na carteira de trabalho. "É uma pauta importantíssima para um ministério", disse, defendendo a criação da 39.ª pasta com status ministerial no governo Dilma Rousseff. "É um setor que representa 25% do PIB, que gera 70% dos empregos formais."

Na semana passada, o Senado aprovou a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, uma promessa de campanha de Dilma. Entre os avanços esperados pelo presidente do Sebrae com a criação da secretaria estão a redução da burocracia para abertura e fechamento de empresas e o aumento no número de micro e pequenas empresas exportadoras.

Fonte: FCDL Notícias