O desafio da cobrança

CDL Brusque promove curso de Cobrança de Clientes Inadimplentes por telefone

Publicado em 27/07/2018 - Atualizado em 26/01/2024

Diariamente, os profissionais dos departamentos de cobrança enfrentam o desafio de negociar com clientes inadimplentes. A tarefa não é nada fácil, e depende de uma boa estratégia de negociação e muita habilidade, principalmente se esta cobrança for feita por telefone. Foi pensando neste desafio que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, realizou esta semana, de 23 a 26 de julho, o Curso ‘Cobrança de Clientes Inadimplentes pelo Telefone’, cujo instrutor foi o consultor Renivaldo José Sebben.

Para uma turma formada por aproximadamente 20 profissionais, Sebben apresentou, durante os quatro dias de curso, um conteúdo extenso, que mostrou algumas práticas para recuperação de créditos e de clientes com eficácia; métodos de cobrança; técnicas de negociação; perfis de clientes inadimplentes, organização do setor de cobrança e muitos exemplos práticos do que pode acontecer diariamente com os profissionais que atuam neste setor.

“Foi muito interessante ver essa quantidade de pessoas e empresas participando do curso, pois sabemos que todos têm esse problema de inadimplência, que é crescente no Brasil. Temos esse curso já formatado há muitos anos, inclusive já ministramos aqui em Brusque em outra oportunidade, mas é claro que ele sempre se modifica um pouco. O conteúdo trás desde o básico, até uma negociação. Mostramos um pouco do que realmente é inadimplência, porque as pessoas se enganam quanto a isso, algumas confundem inadimplência com perda, mas há uma diferença entre elas. Falamos sobre a organização do setor de cobrança, pois ninguém consegue fazer um bom trabalho partindo de uma coisa desorganizada. Então mostramos como organizar o setor, porque independente do tamanho da empresa, todas precisam se organizar. E isso não é algo tão difícil, são equipamentos, sistemas, relatórios e capacitação das pessoas. Também falamos sobre os nove perfis de clientes inadimplentes que temos no Brasil, e da preparação para a negociação de cobrança. As pessoas precisam aprender esse trabalho difícil que é cobrar”, comenta.

Segundo Sebben, hoje a cobrança parte de uma negociação, não é mais uma recuperação de dinheiro, mas sim uma negociação para reaver valores e manter esse cliente se a empresa assim o quiser. Além disso, o consultor ressalta que o trabalho dos profissionais de cobrança é um dos mais difíceis dentro de uma empresa. “Chamamos o cobrador hoje de ‘resolvedor de problemas’, porque ele trabalha só com os problemas. Enfim, procuramos mostrar muitos exemplos práticos para que os participantes pudessem sair daqui bem mais preparados para fazerem este trabalho”, enfatiza.

Preparados para o desafio

Jéssica Haveroth trabalha no departamento de Crédito e Cobrança da empresa Guaranimaq. Ela participou do curso ao lado de mais duas pessoas da equipe e saiu da capacitação ainda mais confiante em aplicar as técnicas aprendidas. “Foi um curso muito bom, que vem para agregar bastante conhecimento em nossa rotina. Penso que agora a gente consegue se preparar para enfrentar todo o tipo de público no momento da cobrança”, revela.

Opinião semelhante é a de Maurício Lima de Oliveira, gestor da empresa Dlima Cosméticos. É o segundo curso promovido pela CDL Brusque que Oliveira participa, e ficou bastante satisfeito com o conteúdo apresentado. “Eu busquei esse curso, pois estava dentro de um propósito que tenho, de aperfeiçoar meu trabalho dentro da empresa. Tenho claro que hoje há necessidade sempre de nos atualizarmos, aproveitando o tempo para crescermos cada vez mais. E foi uma excelente oportunidade de esclarecer algumas dúvidas, além de acrescentar algumas ideias, que para o meu trabalho efetivo do dia a dia, vai ser excelente”, comenta ele, que enalteceu a atuação da CDL Brusque na promoção de cursos, a fim de oportunizar um crescimento profissional e pessoal aos participantes.

Lilian Wronski atua como assistente financeiro na empresa Bing Brasil e participou pela primeira vez de um curso promovido pela CDL Brusque. Para ela, apesar do conteúdo extenso, a capacitação proporcionou uma verdadeira atualização aos profissionais que atuam no setor de cobrança. “Já tenho um pouco de experiência no setor, onde atuo há sete anos e foi muito interessante participar do curso, pois o professor traz uma bagagem extremamente importante. Pudemos nos atualizar e ao mesmo tempo conhecer técnicas que até então desconhecíamos, ou praticávamos de uma forma um pouco desviada. Agora podemos aplicá-las da melhor forma e trazer resultados positivos para a empresa”, destaca.