Núcleo de Oficinas Mecânicas participa de workshop sobre sucessão de empresas

Publicado em 15/03/2023 - Atualizado em 26/01/2024

Na noite de segunda-feira, 13 de março, integrantes do Núcleo de Oficinas Mecânicas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) participou de um workshop, ministrado pela consultora Roberta Zen, sobre Sucessão de Empresas Familiares.

Através de técnicas e exemplos de empresas multinacionais de sucesso, foram apresentadas estratégias que podem ser aplicadas nas empresas dos nucleados. Temas como plano de sucessão, conflito de gerações, e governança corporativa, foram alguns abordados na oportunidade.

“Uma das principais questões que tratamos no workshop foi sobre as boas práticas de administração. Além disso, abordamos a forma de prosperar na empresa tendo, ao mesmo tempo, um bom relacionamento em família, que é um ponto onde a grande maioria dos negócios, que envolvem familiares, tem dificuldade. Então trouxemos técnicas para que eles possam aprender a separar o papel familiar do profissional”, explicou Roberta.

O coordenador do Núcleo, Anderson Bernardo, conta que a maioria das empresas nucleadas são familiares, por isso a importância de trazer esse conhecimento para os participantes, visando o aprimoramento da administração de seus negócios.

“Uma grande parte das oficinas mecânicas de Brusque tem uma história semelhante: foram criadas a partir de um pai de família, que trabalhava em alguma concessionária e resolveu empreender. Com o tempo, os filhos cresceram naquele ambiente, se interessaram pela profissão e acabaram assumindo a empresa. Então, o workshop veio para nos trazer uma visão mais profissional, em como agir para manter a boa relação familiar e a empresa ser bem sucedida”, finaliza Bernardo.

Saiba mais

Formado em setembro de 2022, o Núcleo de Oficinas Mecânicas da CDL Brusque é destinado aos associados da entidade que integram o setor e desde então tem promovido ações em prol dos profissionais e das empresas que atuam no segmento. A participação é aberta e gratuita para os associados da CDL Brusque. Mais informações (47) 3211- 8000.