Núcleo de Dom Joaquim da CDL Brusque realiza palestra sobre empreendedorismo

Evento ocorreu com os alunos da Escola de Educação Básica Monsenhor Gregório Locks e fizeram parte do projeto Empreendedorismo nas Escolas

Publicado em 27/10/2023 - Atualizado em 26/01/2024

O Núcleo de Dom Joaquim da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) realizou nas manhã de segunda-feira, 23 de outubro, e na noite de terça-feira, 24 de outubro, mais uma edição do projeto Empreendedorismo na Escola. Os convidados para conversar com as turmas da 3ª série do ensino médio, da Escola de Educação Básica Monsenhor Gregório Locks, foram a gerente da Cresol, Silvana Schlindwein, e o economista Jonas Braghetto. Além deles, o integrante do Núcleo, Altamiro José Bambineti, da Loja Eliana, também compartilhou sua trajetória empreendedora.

Primeiro encontro

Na manhã de segunda-feira, 23 de outubro, o tema abordado com os estudantes foi sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo. “O objetivo da palestra foi despertar os jovens a empreender, criar uma empresa para fazer diferente, se destacar no segmento que eles quiserem seguir. E no intraempreendedorismo, falamos sobre a importância de não só querer abrir um negócio próprio, mas como eles podem agregar na empresa onde trabalham, tendo uma visão diferenciada e se destacando na função que exercem”, explicou.

A gerente da Cresol destacou a participação de Bambineti, integrante do Núcleo, que falou da sua trajetória no empreendedorismo e agregou muito ao bate-papo com os estudantes. “O senhor Altamiro também compartilhou um pouco da sua experiência com os alunos, contou a eles desde o seu início e toda a caminhada para ter sucesso com a Loja Eliana. Foi muito legal ter essa visão dele que é empresário aqui do bairro. Eles puderam conhecer exemplos práticos de empreendedorismo e intraempreendedorismo”, comentou Silvana.

Para a gerente, o momento foi muito enriquecedor, uma boa oportunidade para os jovens, que em breve ingressarão no mercado de trabalho. “Foi muito legal essa experiência, acredito que o conteúdo passado agregará muito na vida desses futuros profissionais. Espero muito ter agregado positivamente nessa caminhada dos alunos”, afirmou.

Segundo encontro

Já na noite de terça-feira, 24 de outubro, foi a vez do economista Jonas Braghetto conversar com os alunos. Ele compartilhou um pouco da sua carreira, desde quando era estudante até encontrar a o caminho profissional que queria seguir. “Contei sobre minha história, desde quando eu, assim como eles, estava estudando e não sabia qual rumo seguir. Quis passar a mensagem de que nenhum começo é fácil, ninguém começa ‘no topo’, é preciso muito esforço e dedicação. Além disso, falei sobre a carreira de economista, quais habilidades eles podem desenvolver se desejarem entrar nesse mercado”, contou

Para Braghetto, a experiência também foi muito positiva. “Agradeço a CDL Brusque e ao Núcleo pelo convite. É enriquecedor compartilhar as nossas experiências com os jovens, que são o futuro da nossa cidade. Se com a minha fala eu consegui ajudar pelo menos um deles, minha missão foi cumprida”, finalizou.

O Núcleo

O Núcleo de Dom Joaquim surgiu em prol da valorização do comércio local em Brusque, sendo o primeiro núcleo de bairro da CDL Brusque. O grupo tem como objetivo fortalecer os estabelecimentos e valorizar o comércio local no bairro, além de trazer maior representatividade para questões em comum da localidade, como segurança pública e desenvolvimento. Além do bairro, o Núcleo também abrange as localidades de Thomaz Coelho, Cedrinho e Cedro Alto.