Núcleo de Águas Claras da CDL Brusque se reúne com representantes da segurança pública

Na ocasião, demandas da comunidade foram apresentadas e discutidas soluções

Publicado em 08/08/2023 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

Na última quarta-feira, 2 de agosto, o Núcleo de Águas da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) se reuniu com o Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, Tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior; e o responsável pela 17ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Brusque, Delegado Fernando de Faveri. O encontro teve como objetivo discutir sobre a segurança pública do bairro, e ocorreu na sede da entidade.

O coordenador do Núcleo, Otávio Dalcastagne Júnior, explica que a reunião foi realizada para tratar de demandas da comunidade e estreitar laços com as autoridades. “O intuito foi buscar informações e principalmente soluções para os problemas enfrentados no bairro em relação à segurança pública como os furtos; consumo de drogas e bebidas em via pública, nas calçadas, em postos de combustíveis; e motos que são adulteradas para criar um ruído acima do normal. Eles nos orientaram em como proceder nestas situações, como registrar um Boletim de Ocorrência, no caso dos furtos. Já nos demais casos, nos foi explicado sobre os projetos de lei que estão sendo elaborados para auxiliar no combate a esses problemas”, afirma.

O coordenador também agradeceu às autoridades por atenderem o pedido do Núcleo e destacou a efetividade do trabalho das forças de segurança na cidade. “O que observamos nessa reunião é que a Polícia Civil e Militar em Brusque trabalham em uma grande parceria, e é isso que auxilia nos baixos índices de criminalidade, que assim queremos manter. Agradeço a eles, que foram muito solícitas em nos atender, atentos às novas reivindicações e juntos podermos melhorar a nossa cidade”, frisa Dalcastagne.


Participação positiva

O tenente-coronel Pedro Machado, ressaltou a importância de escutar as demandas da comunidade, para entender como a Polícia Militar e outros órgãos podem atuar para sanar os problemas de segurança no bairro. “A conversa foi bem produtiva. Chegamos em diversos pontos e frentes, em que tanto a polícia pode atuar, como os próprios moradores do bairro e a CDL. Sem dúvida, com essa união de esforços, acredito que vamos conseguir um resultado satisfatório para a melhoria da segurança pública para toda a comunidade”, afirma.

Da mesma forma, o delegado Fernando de Faveri, ressaltou que, além de ficar ciente das demandas da população, a reunião com o Núcleo também oportunizou a aproximação da entidade com as autoridades de segurança.

“Acredito que seja o primeiro passo, não só para o estreitamento de laços, mas para a resolução de problemas e apontamento de soluções na área de segurança pública. Falamos sobre pautas da legislação municipal, como, a proibição do consumo de bebidas alcoólicas, e solicitamos apoio para tanto; também abordamos a forma pela qual as polícias devem ser acionadas, a exemplo de uma situação de flagrante, fazendo com que haja uma capacitação rápida, por meio de uma conversa, dos caminhos a serem tomados, das precauções a serem feitas, na medida em que todos buscamos aprimorar os serviços de segurança pública na região”, acrescenta.


O Núcleo

O Núcleo de Águas Claras tem como objetivo fortalecer os estabelecimentos e valorizar o comércio local no bairro, além de trazer maior representatividade para questões em comum da localidade, como segurança pública e desenvolvimento. Para este ano, o Núcleo também pretende realizar demais ações. O grupo promove reuniões mensais, sempre na última terça-feira do mês, às 19h. Interessados em participar podem entrar em contato pelo (47) 3211-8002 (Whats App).