Mobilidade urbana é destaque em reunião organizada por entidades de Brusque

Publicado em 19/08/2021 - Atualizado em 26/01/2024

Sindilojas, com o apoio da ACIBr e CDL Brusque, promoveram encontro para debater o assunto

Autoridades, representantes de órgãos públicos e entidades de classe participaram na noite desta quarta-feira, 18 de agosto, de uma reunião sobre Segurança Pública e Mobilidade, no prédio do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB). O evento, realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Brusque – Sindilojas, com o apoio da Associação Empresarial de Brusque - ACIBr e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL, teve a presença do secretário de infraestrutura e mobilidade do Estado de SC, Thiago Augusto Vieira, do deputado estadual Coronel Mocellin e do tenente-coronel Marcus Vinícius dos Santos, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, que participou representando o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Dionei Tonet.

Na ocasião foram apresentadas demandas referentes às necessidades de Brusque e cidades vizinhas, como um reajuste no limite de velocidade da Rodovia Antônio Heil (SC-486) e aumento de efetivo policial para a região.

O deputado Coronel Mocellin destacou a situação da Rodovia. “Acompanhei o projeto desde o início e uma das reivindicações é a velocidade da rodovia. Tem pontos que entendemos que estão urbanizados e precisa haver uma redução de velocidade ali, mas tem vários trechos que a 80 km/h faz com que as pessoas ultrapassem sem perceber e a Polícia Militar Rodoviária acaba notificando os motoristas. Entendemos que uma rodovia duplicada sem ter retas longas e nenhuma residência às margens, poderia ter uma velocidade maior, de 100 km/h, assim como conhecemos rodovias no Rio Grande do Sul e Paraná, que são menos conservadas que a Antônio Heil e possuem uma velocidade máxima permitida maior que a nossa rodovia”, conta.

Para o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, anfitrião do evento, a reunião superou as expectativas. “Tivemos uma reunião muito boa. Os convidados saíram satisfeitos. Tivemos espaço também para os prefeitos de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Gaspar apresentar as demandas de seus municípios. O secretário de infraestrutura respondeu várias perguntas pertinentes e recebeu diversas demandas de nossa região”, conta.

A presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, avalia a reunião com um amadurecimento e avanço das reivindicações locais. “Achei muito produtiva, porque ouvimos todas as partes, inclusive os moradores da região da Rodovia Antônio Heil. Porém, como empresários, nosso entendimento é de que trata-se de uma rodovia, existe progresso e podemos estudar alternativas positivas, entrar em comum acordo, para realmente melhorarmos a questão da velocidade máxima permitida. Entendemos que há pontos estratégicos onde realmente é necessária uma velocidade menor, temos que respeitar isso, mas há outros em que podemos melhorar”.

O presidente da CDL Brusque, Fabricio Zen, destacou as informações trazidas pelo secretário de infraestrutura. “De certa forma fazia tempo que o secretario não visitava a nossa cidade e com certeza trouxe pontos relevantes, pelo menos dando um esclarecimento melhor e uma condução melhor de como encaminhar projetos e essa parte toda operacional, de forma geral fomentando o dialogo com o governo do estado. Sobre a questão do efetivo policial, infelizmente o comandante geral da PMSC não esteve conosco, mas com certeza vamos retomar o contato e teremos uma reunião para tratar sobre o assunto”, reforça.