Manifesto de apoio a liberdade de expressão e a democracia

Publicado em 24/09/2021 - Atualizado em 26/01/2024

O processo de polarização política que se instalou em nosso país nos últimos anos parece estar longe de um fim, criando sérios entraves ao desenvolvimento de nossa sociedade, o que nos obriga a algumas reflexões. O emaranhado de fake news que chega até nós diariamente, as notícias parciais, os julgamentos e perseguição estão cada vez mais frequentes, tendo se tornado fatos normais em nosso cotidiano.

Diante deste cenário preocupante, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque e o Sindilojas Brusque manifestam publicamente sua preocupação à perseguição seletiva dos empresários, que, no uso da sua liberdade de expressão constitucionalmente garantida, se posicionam politicamente em relação a assuntos que entendem relevantes.

O momento, portanto, se faz propício a reforçar os nossos próprios princípios, em defesa dos princípios basilares de nosso sistema democrático, tendo entre estes, papel de destaque o direito à liberdade de expressão, e que é exercido diuturnamente em nossas entidades.

Não podemos aceitar que a classe empresarial enfrente retrocessos em suas liberdades, e o cerceamento de seus direitos, como temos observado, com angústia, em relação ao empresário de nossa cidade, Sr. Luciano Hang, proprietário das lojas Havan.

Nossa preocupação é que violações a liberdades fundamentais, como a liberdade de expressão, sejam atos catalisadores ao silêncio, e desestimulem a classe empresarial em se manifestar publicamente sobre ações e atitudes que impactam na vida de suas organizações, afetando o setor produtivo e que gera os empregos e a riqueza que move nossa nação e, portanto, toda a nossa sociedade.

Enquanto entidades empresariais, não podemos nos omitir, especialmente diante de um cenário que inspira crescente preocupação, o que nos obriga a interceder na defesa daqueles que geram emprego, e que lutam diariamente para manter a nossa economia ativa, imersos em um oceano de desafios nesse caminho pedregoso, e agora, vendo incluindo neste rol, o seu livre direito de livre opinião.

Desta forma, reiteramos a nossa preocupação com essa situação atual e reforçamos nosso manifesto em defesa à liberdade de expressão e ao pleno exercício da democracia.

Atenciosamente,

Diretorias da CDL Brusque e Sindilojas Brusque