Romeu Zema falou sobre gestão pública eficiente

Mais de 250 pessoas prestigiam palestra da CDL Brusque com governador de Minas Gerais

Publicado em 26/05/2023 - Atualizado em 26/01/2024

Com ingressos esgotados, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) promoveu na manhã de sexta-feira, 26 de maio, a palestra “A busca por uma gestão pública eficiente", com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. O evento, realizado no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), fez parte das comemorações de 54 anos de fundação da entidade brusquense e reuniu lideranças empresariais, políticas, civis, militares, imprensa e o público em geral.

Na oportunidade, o presidente da CDL Brusque, Alcir Inácio Otto, enalteceu que o intuito do evento foi trazer um case de sucesso de um empresário do setor de varejo que aliou sua experiência no setor privado para uma boa gestão pública, com bons resultados. “O intuito da CDL foi trazer um palestrante que realiza uma administração pública de qualidade. E o Zema, em sua palestra, conseguiu isso, demonstrando ao público, com a sua trajetória, a importância da população participar da política, seja do município, Estado ou do país. Além disso, falou sobre a conscientização de que, o que pagamos de impostos precisa retornar para a população. Tendo esse entendimento com certeza as pessoas votariam de forma mais consciente e auxiliariam no cuidado com o que é público. Nosso evento teve esse objetivo, de ampliar os horizontes e promover esse debate”, frisa Otto.

A busca por uma gestão pública eficiente

Durante sua fala, o governador de Minas Gerais, apresentou ao público um pouco da sua trajetória de vida até chegar à política. Vindo do setor privado, ele relembrou que não se interessava pelo assunto até receber o convite para concorrer às eleições para governador em 2018, onde foi eleito em 2º turno com mais de 70% dos votos.

Zema ainda ressaltou alguns desafios que teve ao assumir Minas Gerais em sua primeira gestão, já que na época o Estado enfrentava uma grande crise econômica. Além disso, compartilhou ações que promoveu no governo para melhorar a economia mineira, que saiu de um déficit de 11 bilhões de reais em 2018 para um superávit de 2,2 bilhões em 2022, representando atualmente 9,3% da economia brasileira.

“Falo que a gestão pública e privada obedecem regras semelhantes. Você precisa de pessoas competentes, arrecadar mais do que gasta, ter metas e projetos e sempre acompanhar o que está acontecendo. Política não é para distribuir favores e privilégios, mas infelizmente ainda vemos essa prática acontecer em algumas áreas do setor público no Brasil. Por exemplo, o governador para mim é um servidor público, e precisamos mudar essa mentalidade no nosso país, de quem que está em cargos públicos tem privilégios”, pontuou Zema.

Por fim, o governador mineiro ainda falou sobre o sentimento de vir a Brusque e compartilhar sua experiência no campo da administração pública, à convite da CDL Brusque. “Foi com muita honra e satisfação que recebi o convite para estar aqui hoje, nesta cidade tão progressista, desenvolvida e que com certeza é um orgulho para Santa Catarina. Sempre ouvia falar de Brusque e hoje pude conhecer e ver o porquê ela é uma referência no ramo têxtil e industrial do país”, afirmou.

Prestígio das autoridades

O evento contou com a presença do deputado federal, Gilson Marques; presidente da FCDL Santa Catarina Onildo Dalbosco Júnior; o prefeito interino de Brusque, André Vechi; o presidente interino da Câmara de Vereadores de Brusque, Deives Silva; o delegado da 17ª Delegacia Regional da Polícia Civil, Fernando de Faveri; o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, Tenente-Coronel Pedro Carlos Machado Júnior; o presidente nacional do partido Novo, Eduardo Ribeiro; além de demais representantes políticos e de entidades.

O palestrante

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (SP), Romeu Zema iniciou sua trajetória profissional cedo, seguindo os passos do pai. Atuou em diversas áreas, desde cobrador até analista comercial e gerente. Em 1991, assumiu o controle das Lojas Zema, onde foi responsável pelo expressivo desenvolvimento da rede varejista, que passou de quatro unidades em Minas Gerais para 430 lojas nos estados de Minas, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo. Apaixonado por gestão e desenvolvimento de pessoas, incentivou práticas que refletem na presença do Grupo Zema no ranking das “Melhores Empresas para se Trabalhar” há 15 anos, de acordo com pesquisas do Instituto Great Place to Work. Zema também foi membro do Conselho do Grupo Zema, que emprega 5 mil trabalhadores diretos e conta com aproximadamente 1.500 indiretos.

Em 2018, decidiu enfrentar um novo desafio: candidatar-se ao Governo de Minas Gerais, aliando a experiência de gestor na iniciativa privada à administração pública. De candidato praticamente desconhecido, foi eleito com 72% dos votos dos mineiros, onde fez uma campanha sem usar o Fundo Partidário. Em 2022, conquistou a reeleição já no 1º turno, com 56,1% dos votos válidos, mostrando que é possível buscar eficiência na Gestão Pública.

A CDL Brusque

Fundada em 3 de junho de 1969, inicialmente como “Clube de Diretores Lojistas de Brusque”, a CDL Brusque tem como objetivo representar os lojistas em âmbito municipal e regional, sendo formada por empresas associadas que se reúnem regularmente para, em conjunto, deliberar sobre providências, ações, estudos, estratégias, trocas de ideias e informações, entre outros, para o desenvolvimento da atividade lojista local.

Além disso, desde 1969 a CDL Brusque oferece soluções e diversos serviços aos seus mais de 900 associados.