Maio Amarelo - Atenção pela Vida

Publicado em 02/05/2016 - Atualizado em 26/01/2024

Atenção pela Vida. A frase da hashtag do Maio Amarelo é o que motiva a CDL/Brusque a abraçar este movimento que visa à conscientização sobre o papel de cada um de nós na redução de mortes em consequência de acidentes de trânsito. Por isso, em maio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque, incentiva os catarinenses a utilizarem o laço amarelo e a replicarem as artes e informações disponibilizadas sobre esta ação por um importante motivo: a preservação da vida.

Os números refletem o impacto dos acidentes de trânsito no mundo e a importância do engajamento nessa causa: três mil mortes em média por dia nas estradas e ruas ou 1,3 milhão de mortes em um ano por conta de acidentes de trânsito em 178 países, 50 milhões de pessoas com sequelas desses acidentes, a nona maior causa de mortes no mundo, primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos, o segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Os dados de 2009 compõem o estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) e embasam relatório de março de 2010 da Assembleia-Geral das Nações Unidas para definir o período de 2011 a 2020 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito".

Confira, abaixo, o funcionamento do Maio Amarelo:

O QUE É O MAIO AMARELO:

Maio Amarelo é um movimento, não uma campanha, que visa chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação busca embutir em cada uma das pessoas a importância de serem agentes responsáveis por um trânsito mais seguro para se chegar à redução do número de vítimas fatais e de acidentados por conta de colisões. Se medidas e mudanças de comportamento ao volante não forem adotadas, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e, 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a "Década de Ação para a Segurança no Trânsito" é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

OBJETIVOS DO MAIO AMARELO:

Uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige nas mais diferentes esferas.

COMO FUNCIONA O MAIO AMARELO:

Cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do Maio Amarelo em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro, além de replicar em suas plataformas digitais as ações do movimento.

LAÇO AMARELO:

A intenção é fazer do amarelo a cor da "atenção pela vida". O laço na cor amarela segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida adotada pelos movimentos de combate ao câncer de mama, ao de próstata e contra o vírus HIV. O laço amarelo tem como intenção colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamentos mais seguros e responsáveis, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

AGENDA POSITIVA:
No site www.maioamarelo.com.br há um calendário fixo de temáticas para serem trabalhadas a cada mês para ampliar a segurança viária com os mais diversos segmentos. Para cada tema escolhido, o Maio Amarelo disponibiliza folhetos, vídeos e spots de rádios que complementam as orientações e dicas.

Fonte: Maio Amarelo