Lojistas da região participam de curso sobre E-commerce

Publicado em 07/03/2019 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

Com o objetivo de capacitar empresários, lojistas, gerentes e demais profissionais sobre as boas práticas de comércio eletrônico e ampliar a visão estratégica do ambiente digital de cada negócio em si, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque realizou nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro o curso ‘E-Commerce Power: estratégias para turbinar seus negócios’.

Ministrado pelo especialista Lucas Pacheco Ostjen, a capacitação contou com a participação de cerca de 30 pessoas, interessadas tanto em implantar o sistema de e-commerce em seus negócios como em aperfeiçoar o conhecimento, identificar as necessidades de melhorias e obter resultados mais positivos nas vendas on-line.

Diferentes nichos

Por ter participantes em diferentes níveis no processo de e-commerce, ao longo dos três dias de curso o palestrante apresentou conhecimentos mais básicos, desde o que é necessário para se ter durante as operações do comércio eletrônico, até como ter mais lucratividade, posicionamento, as tecnologias, necessidade de buscar nichos específicos, segmentos de público, entre outros.“Hoje, com a internet e as novas tecnologias, o mercado de massa se tornou um mercado de nicho, que tem um grande volume de faturamento, de oportunidade, de lucratividade. E esse foi um dos objetivos, em entender a importância de como se posicionar em um mercado específico para que, quando esse lojista for se comunicar com um determinado público, ele se comunique com propriedade, seja especialista, entregue o produto e as informações do mesmo com mais valor aos clientes”, pontuou Ostjen.

Segundo o especialista, outra questão a ser focada para os interessados no processo de e-commerce é em relação à fidelidade do cliente, algo imprescindível para o sucesso dos negócios e que cada vez mais tem sido um desafio para o mercado on-line. “Hoje o empreender não precisa tanto de uma própria ferramenta, da própria loja, mas sim em como ter a atenção do consumidor, em um mundo de tanta informação, com um mercado tão disperso. E buscamos passar algumas dicas, em como é possível que esse consumidor se interesse pelos produtos, passe mais tempo na loja, identifique a nossa marca mais facilmente, acesse mais produtos e converta isso em venda. A fidelização do cliente sem dúvida é muito importante, para que depois você não precise correr atrás dele para retornar para o seu negócio”, completou.

Por fim o palestrante destacou a importância da CDL Brusque em oferecer a oportunidade de aprendizado a tantas pessoas, o que sem dúvida irá contribuir para melhor desempenho e desenvolvimento dos negócios e do comércio local como um todo.

Da teoria à pratica

A designer de interiores Dalila Deluca, da Deluca Decor, foi uma das que integrou o grupo de participantes do curso. Vindo de Nova Trento, pela primeira vez ela participou de uma capacitação oferecida pela CDL Brusque, já que a empresa em que atua abriu as portas em 2018 e agora pretende implantar o setor de e-commerce. “Foi um grande aprendizado, pesquisei bastante referências nesses dias também, para fazer diferente. Vimos que precisamos de um site, pelo valor de mercado que essa plataforma proporciona, e foi muito bacana ter essa nova visão e conhecimento que foi passado aqui. Fiquei muito feliz em participar, valeu muito a pena”, considerou.

Nivaldo Mölverstet, da Seletto Colchões, também não deixou a oportunidade de lado e marcou presença nas três noites de realização do curso. Ele, que já esteve em outros cursos da CDL Brusque, dessa vez buscou informações e detalhes sobre o processo de e-commerce que pretende implantar na empresa. “O nosso desafio é a logística e quanto mais pudermos conhecer sobre o processo do comércio on-line, mais vamos estar preparados e termos melhores resultados. Fiquei surpreso com as plataformas e toda a estrutura necessária, da mesma forma que pesquise bastante também. Sem dúvida acredito que podemos ter uma segunda edição do curso, pois já surgiram novas ideias e dúvidas, o que foi muito positivo”, comentou.