Lixo eletrônico: três toneladas de consciência ambiental

Publicado em 13/11/2017 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

Sábado Fácil foi marcado pelo projeto “Recicla CDL”, em parceria com a empresa Brusoft Informática


No último sábado, 11 de novembro, foram recolhidas três toneladas de lixo eletrônico na Praça Barão de Schneeburg, onde a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, em parceria com a empresa Brusoft Informática, realizava mais uma edição do projeto “Recicla CDL”, durante as tradicionais atividades do Sábado Fácil.

Monitores, gabinetes, teclados, diversos acessórios de informática e, até mesmo máquinas de escrever foram deixados no local. São equipamentos que não podem ser descartados no lixo comum pela composição que, na maioria das vezes, é formada por vidro e materiais pesados.

“Esta edição do Sábado Fácil foi especial, não apenas pelas atrações que já são conhecidas, mas porque realizamos o projeto “Recicla CDL”, em parceria com a empresa Brusoft. É uma campanha que incentiva o descarte correto dos materiais de informática”, explica o presidente da CDL Brusque, Michel Belli.

Segundo ele, todo o material entregue no local vai passar por uma triagem, para verificar a possibilidade de conserto e doação. O que não for possível recuperar segue para o descarte correto, em empresas especializadas na reciclagem de plástico, metal, vidro e materiais pesados. “É um projeto sustentável, porque envolve uma ação solidária, através da doação de um equipamento consertado para quem precisa ou, então, o destino correto de reciclagem, que contribui com o meio ambiente” acrescenta Michel.

Esta é a primeira vez que a CDL Brusque firma parceria com a Brusoft Informática para a realização do “Recicla CDL”. Mas, tanto a entidade quanto a empresa já estiveram envolvidas neste tipo de ação: a CDL realiza todos os anos o projeto e a Brusoft promoveu no ano passado a campanha “E-lixo” com esta mesma finalidade.

“Só que o volume de lixo eletrônico recolhido este ano é maior do que as edições anteriores. Inclusive quem passou por aqui perguntou se era possível doar em outro momento. Por isso, estaremos recebendo estes materiais até o dia 21 de dezembro, na sede da Brusoft”, afirma a gerente administrativa da Brusoft, Deise Spotti.

Neste momento, os materiais recebidos serão estocados até janeiro de 2018, quando inicia o trabalho técnico. “Vamos aplicar testes para verificar o que pode ser reaproveitado. E o que não tiver conserto será separado corretamente para o descarte”, detalha.

A Brusoft Informática está localizada na rua Sete de Setembro, início do bairro Santa Rita. Os equipamentos podem ser entregues no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

Aniversário da Rádio Diplomata

A edição do Sábado Fácil também contou com uma presença especial: durante toda a manhã e até o início da tarde, a Rádio Diplomata FM esteve no local, com transmissão ao vivo, comemorando os 27 anos de fundação da emissora.

“O Sábado Fácil está sendo uma grande janela no dia de hoje para a Rádio Diplomata estar junto com a CDL Brusque, o comércio da cidade e com os ouvintes que estão passado por aqui”, afirma o gerente administrativo e comunicador da emissora, Claiton Coutinho.

Além da transmissão ao vivo, que permitiu para as pessoas um contato mais próximo com os radialistas que já estão acostumadas ao ouvir durante a programação, também foram distribuídos alguns presentes no local.

“Nossa rádio completa 27 anos de história se mantendo fiel dentro do seu mercado, com uma forte característica comunitária que envolve os ouvintes de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e São João Batista”, enfatiza Coutinho.

Lazer e assistência

Além da campanha “Recicla CDL” e da presença da Rádio Diplomata, o Sábado Fácil também foi marcado pelas tradicionais atividades de lazer e assistência. Para as crianças, uma super estrutura foi montada com piscina de bolinhas, brinquedos infláveis, jogos de mesa e pintura fácil. Aferimento da pressão arterial, teste de acuidade visual, teste de glicose e orientação da Rede Feminina de Combate ao Câncer também estavam entre as atividades propostas.

Exposição de artesanato, música ao vivo e uma amostra de trabalhos do Sesi Escola também envolviam a programação, com apoio do Sesc, Senac, Sindilojas e Fundação Cultural de Brusque.

A diarista Juraci P. de Lima, 54 anos, aproveitou o Sábado Fácil para fazer um teste de glicemia e se surpreendeu com o resultado. “O médico falou que eu precisava cuidar mais da diabete. E, no exame de hoje, ela estava um pouco alta. Vou precisar controlar mais o que eu como e voltar a procurar orientação médica”, afirma.

Do outro lado da praça, envolvida com atividades infantis, estava a técnica de enfermagem Fernanda Mascarenhas, de 27 anos. Ela geralmente trabalha durante o Sábado Fácil, no estande do Hospital de Azambuja. Mas, como estava de folga, aproveitou para sair e brincar com o filho, o pequeno Heitor, de um ano e oito meses.

“Ele ainda não vai à creche. Então aproveitamos o Sábado Fácil para a socialização. É quando ele tem contato com outras crianças”, pontua Fernanda.


Fonte: Assessoria de Imprensa CDL