INTENÇÃO DE COMPRAS DE NATAL
Publicado em 20/12/2016 - Atualizado em 26/01/2024
Na reta final para o Natal, os consumidores estão em busca de melhores produtos com maiores ofertas e os lojistas estão ansiosos para realizar uma boa venda e fechar bem o ano de 2016.
Pensando nisso, a Fecomércio SC e FCDL/SC fizeram uma pesquisa de intenção de compras natalinas, que teve como objetivo identificar o impacto das festividades natalinas no comércio de Santa Catarina. A pesquisa, realizada com homens e mulheres, maiores de 18 anos, que circulavam em vias de grande movimento no comércio, demonstrou que a situação financeira dos consumidores está, majoritariamente, pior (33,2%), se comparada ao ano anterior. Situação que voltou a se repetir em 2016, como em 2015. Este cenário de retração nas condições financeiras, associado à perda de qualidade do emprego e aos altos juros que reduzem o acesso ao crédito, geraram uma pequena variação positiva no gasto médio de 6,5% (R$ 446,43). O valor é abaixo da inflação acumulada do período (IPCA: 7,87% em outubro no acumulado de 12 meses).
A maioria dos consumidores afirmou que pagarão suas compras à vista, em dinheiro, como a principal opção de pagamento (70,3%), seguido pelo cartão de crédito parcelado (15,0%) e o cartão de débito (5,5%). Adicionalmente, foi possível verificar que para 11,7% dos entrevistados a prioridade de destinação do décimo terceiro é a compra de presentes de Natal. Alternativas utilizadas para destinação do décimo terceiro são: pagar dívidas (31,5%), a resposta majoritária, e economizar (23,8%).
Os resultados demonstram que o Natal tem impacto positivo sobre o comércio, em especial pelo gasto médio dos consumidores e pela quantidade de presentes que se deseja comprar, em média 4,47 presentes. Os produtos do setor de vestuário (44,9%) e brinquedos (28,3%) devem ser os mais procurados neste Natal.
A pesquisa indica que os presentes serão direcionados para os filhos (45,7%), pais (16,2%) ou cônjuges (11,1%) dos consumidores. Este comportamento é similar ao observado em 2015, onde a maior parte dos consumidores direcionou seus presentes para estes familiares.
É importante também analisar que muitos dos entrevistados irão realizar pesquisa de preço: 79,7% da amostra. Para grande parte dos consumidores (48,0%), o preço é um dos atributos mais avaliados na hora de escolher o local de compra dos presentes. Também são consideradas a qualidade dos produtos (31%) e o atendimento do estabelecimento comercial (16%). Além das compras de Natal, os feriados de final de ano movimentam o setor turístico. Da amostra, 34,7% devem viajar, a maior parte nos dois feriados (16,0%), especialmente com destino para cidades de Santa Catarina (35,5%). Fonte: fcdl-sc.org.br
Já falando em pesquisas de preços e ofertas, um estudo da dunnhumby, empresa de ciência do consumidor, entrevistou 946 consumidores brasileiros, 88% dos entrevistados disseram que compartilhariam seus dados pessoais e de consumo com empresas para receber descontos e ofertas exclusivas e 77% fariam o mesmo em troca de pontos em programas de fidelidade.
A conectividade do mundo atual gerou uma nova e importante moeda: os dados. Tudo o que os consumidores fazem – o que compram, como compram, por que compram – pode ficar gravado e ser analisado, gerando ótimas possibilidades de negócios.
A dunnhumby também descobriu que há certa uniformidade no comportamento das gerações Z, Y, X e Baby Boomer nesta área (vide tabela ao final do texto). Isso demonstra que estratégias que envolvem a coleta e o uso de dados do consumidor para a criação de ofertas personalizadas e programas de fidelidade não devem se restringir a faixas etárias, já que pessoas de todas as idades estão dispostas a participar. É preciso, no entanto, adequar as ações às peculiaridades de cada grupo. Fonte: Portal No Varejo
“Mais uma vez podemos verificar que o décimo terceiro vem para ajudar muito o comércio, pois a pesquisa mostra que a maioria do consumidor irá usá-lo para compras natalinas e a outra parte, que irá quitar as dívidas, também é um incremento na economia. Notamos que o consumidor está cada vez mais conectado em busca de ofertas e campanhas que lhe deem descontos ou acumulo de milhas, prêmios, etc...por isso o sucesso da Campanha da CDL de Brusque, COMPRAR AQUI DA SORTE, onde o cliente ao comprar nas lojas participantes da campanha concorrem a um veículo Okm, uma moto okm e 10 vales compras de R$ 500,00.”
Michel Belli – Presidente CDL de Brusque.
Pensando nisso, a Fecomércio SC e FCDL/SC fizeram uma pesquisa de intenção de compras natalinas, que teve como objetivo identificar o impacto das festividades natalinas no comércio de Santa Catarina. A pesquisa, realizada com homens e mulheres, maiores de 18 anos, que circulavam em vias de grande movimento no comércio, demonstrou que a situação financeira dos consumidores está, majoritariamente, pior (33,2%), se comparada ao ano anterior. Situação que voltou a se repetir em 2016, como em 2015. Este cenário de retração nas condições financeiras, associado à perda de qualidade do emprego e aos altos juros que reduzem o acesso ao crédito, geraram uma pequena variação positiva no gasto médio de 6,5% (R$ 446,43). O valor é abaixo da inflação acumulada do período (IPCA: 7,87% em outubro no acumulado de 12 meses).
A maioria dos consumidores afirmou que pagarão suas compras à vista, em dinheiro, como a principal opção de pagamento (70,3%), seguido pelo cartão de crédito parcelado (15,0%) e o cartão de débito (5,5%). Adicionalmente, foi possível verificar que para 11,7% dos entrevistados a prioridade de destinação do décimo terceiro é a compra de presentes de Natal. Alternativas utilizadas para destinação do décimo terceiro são: pagar dívidas (31,5%), a resposta majoritária, e economizar (23,8%).
Os resultados demonstram que o Natal tem impacto positivo sobre o comércio, em especial pelo gasto médio dos consumidores e pela quantidade de presentes que se deseja comprar, em média 4,47 presentes. Os produtos do setor de vestuário (44,9%) e brinquedos (28,3%) devem ser os mais procurados neste Natal.
A pesquisa indica que os presentes serão direcionados para os filhos (45,7%), pais (16,2%) ou cônjuges (11,1%) dos consumidores. Este comportamento é similar ao observado em 2015, onde a maior parte dos consumidores direcionou seus presentes para estes familiares.
É importante também analisar que muitos dos entrevistados irão realizar pesquisa de preço: 79,7% da amostra. Para grande parte dos consumidores (48,0%), o preço é um dos atributos mais avaliados na hora de escolher o local de compra dos presentes. Também são consideradas a qualidade dos produtos (31%) e o atendimento do estabelecimento comercial (16%). Além das compras de Natal, os feriados de final de ano movimentam o setor turístico. Da amostra, 34,7% devem viajar, a maior parte nos dois feriados (16,0%), especialmente com destino para cidades de Santa Catarina (35,5%). Fonte: fcdl-sc.org.br
Já falando em pesquisas de preços e ofertas, um estudo da dunnhumby, empresa de ciência do consumidor, entrevistou 946 consumidores brasileiros, 88% dos entrevistados disseram que compartilhariam seus dados pessoais e de consumo com empresas para receber descontos e ofertas exclusivas e 77% fariam o mesmo em troca de pontos em programas de fidelidade.
A conectividade do mundo atual gerou uma nova e importante moeda: os dados. Tudo o que os consumidores fazem – o que compram, como compram, por que compram – pode ficar gravado e ser analisado, gerando ótimas possibilidades de negócios.
A dunnhumby também descobriu que há certa uniformidade no comportamento das gerações Z, Y, X e Baby Boomer nesta área (vide tabela ao final do texto). Isso demonstra que estratégias que envolvem a coleta e o uso de dados do consumidor para a criação de ofertas personalizadas e programas de fidelidade não devem se restringir a faixas etárias, já que pessoas de todas as idades estão dispostas a participar. É preciso, no entanto, adequar as ações às peculiaridades de cada grupo. Fonte: Portal No Varejo
“Mais uma vez podemos verificar que o décimo terceiro vem para ajudar muito o comércio, pois a pesquisa mostra que a maioria do consumidor irá usá-lo para compras natalinas e a outra parte, que irá quitar as dívidas, também é um incremento na economia. Notamos que o consumidor está cada vez mais conectado em busca de ofertas e campanhas que lhe deem descontos ou acumulo de milhas, prêmios, etc...por isso o sucesso da Campanha da CDL de Brusque, COMPRAR AQUI DA SORTE, onde o cliente ao comprar nas lojas participantes da campanha concorrem a um veículo Okm, uma moto okm e 10 vales compras de R$ 500,00.”
Michel Belli – Presidente CDL de Brusque.