Fecomércio SC, Senac, Sindilojas e CDL realizam evento "Pós NRF" com palestras e painel sobre as tendências do varejo mundial

Publicado em 06/04/2017 - Atualizado em 26/01/2024

Com o objetivo de debater cases e conhecimentos vivenciados na maior feira de varejo Mundial - a Retail’s Big Show, promovida anualmente pela National Retail’s Federation – NRF, em Nova Iorque, o Sistema Fecomércio, o Senac, o Sindilojas e a CDL, através do Programa Senac Varejo, realizaram na noite do dia 04 de abril, no Teatro do CESCB, palestras e um painel de debate “Pós NRF”, com os participantes da Missão NY 2016 e 2017 tendo como público alvo empresários catarinenses e colaboradores do comércio varejista.

A Missão Técnica NY proporciona que empresários visitem empresas que são referência mundial e participem da maior feira de varejo do mundo, a NRF, realizada anualmente no mês de janeiro.

O evento, com mais de 200 participantes, destacou as tendências e inovações percebidas em Nova Iorque durante a Missão Técnica e a aplicabilidade destes conhecimentos no mercado varejista local.

A palestra com o tema "O Olhar da NRF para o varejo conectado – perspectivas, tendências e inovação” iniciou com o palestrante Vinícus Furlanetto, professor nas Faculdades Senac nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, Orientador do Programa Senac Varejo e Membro da Equipe Técnica da Missão Internacional NY. Segundo ele, este ano o destaque da NRF foi a gestão de pessoas e o olhar das empresas, tanto para o funcionário como para o cliente. "A relação interpessoal e a forma como as empresas vem se comunicando tanto com seu público alvo quanto com seus colaboradores está em evidência. Isso tem vindo com força no mercado atual, principalmente o relacionamento entre marcas e pessoas”, destaca Furlanetto.

Outro ponto apresentado foi a relação existente entre os canais de vendas e forma como o ambiente físico e virtual devem estar interligados sempre com foco na experiência de compra proporcionada ao consumidor.

O empresário Wagner Muller conduziu o segundo momento da palestra apresentando as tendências e inovações do Vale do Silício e sua experiência na Missão Técnica do Senac Santa Catariana durante os anos de 2015, 2016 e 2017.

O empresário destacou a transformação que a tecnologia provoca no dia a dia das pessoas e como o mercado varejista pode aproveitar essas inovações para gerar competitividade e criar novas experiências de consumo. Muller apresentou também, cases de empresas visitadas em NY e citou exemplos de novas tecnologias como realidade virtual, inteligência artificial e telas e dispositivos inteligentes que procuram facilitar a ação do consumidor no processo de compras.

Para fechar a noite, os palestrantes Vinícius Furlanetto, Wagner Muller e os empresários Brusquenses participantes da NRF, Michel Zangrando, do ramo de logística e Eder Ouriques, do ramo de informática, realizaram um painel de debate com interação da plateia onde puderam expor as impressões colhidas na maior feira do varejo mundial. O painel colocou em evidência conhecimentos e tendências para empresários e colaboradores aproximando a maior feira de varejo do mundo ao mercado varejista local.

Saiba mais sobre o Programa Senac Varejo

Estruturado a partir de pesquisas do mercado catarinense, o programa Senac Varejo visa proporcionar aos gestores e colaboradores do mercado varejista um aperfeiçoamento de práticas diárias e uma profissionalização das empresas do mesmo segmento. Discutir e pesquisar novas técnicas e ferramentas de gestão aplicáveis ao mercado varejista, são estratégias aplicadas no programa, que dispõe de missões internacionais, palestras e workshops voltados para o tema. Além disso, o Senac Varejo diagnostica no mercado local elementos que possibilitem o desenvolvimento e o direcionamento dos negócios.

Fonte: SENAC Brusque