Expectativas positivas nas vendas para o período de Páscoa
Pesquisa feita pela FCDL/SC aponta estimativa de crescimento no varejo para o período. Em Brusque comércio também está otimista
Publicado em 27/03/2018 - Atualizado em 26/01/2024
No calendário de datas comemorativas, a Páscoa vem crescendo na preferência dos consumidores e se consolidou ao longo dos anos com uma grande oportunidade de vendas. Conforme a Pesquisa de Expectativa de Vendas para o período deste ano, realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) nas 20 cidades de maior potencial de consumo, 83,6% dos empresários do varejo catarinense preveem vendas para a época iguais ou melhores do que no ano anterior. A pesquisa incluiu também a cidade de Brusque, que consultou 20 associados da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade – a CDL Brusque.
A consulta revela ainda que metade dos empresários do varejo catarinense estimam tíquete médio de até R$ 100, sendo que o otimismo é de que a faixa de oscilação fique na metade superior: 37% apostam este percentual entre R$ 50 e R$ 100, enquanto 13% aguardam vendas de até R$ 50.
Já entre os consultados, 47,37% sinalizam positivamente para a realização de promoções. Em relação ao reforço do estoque, 26,32% disseram que haverá aumento e 57,89% devem manter o mesmo nível do ano anterior.A aposta é que, além do chocolate, itens de vestuário e calçados estarão entre os mais procurados. “Anteriormente ligada apenas aos chocolates e aos doces, hoje a comemoração abrange outros setores do comércio. Muitos pais, preocupados com alternativas de lembranças para seus filhos, escolhem novas opções de presentes”, pondera o presidente da FDCL/SC, Ivan Tauffer.
Crescimento positivo
Em Brusque a expectativa positiva também é confirmada pela CDL Brusque. Para o presidente da entidade, Fabricio Zen, diversos fatores contribuem para isso, como a melhoria na economia do país e maior confiança do consumidor. “Baseado na pesquisa da FCDL, que também incluiu Brusque, vimos que o comércio também está motivado, assim como o próprio consumidor. Percebemos não só no segmento dos chocolates, mas também nos demais, como vestuário, calçadista, comércio de insumos, artigos de decoração, entre outros, têm registrado uma maior movimentação nos últimos dias por conta da Páscoa. A economia tem melhorado, e essas datas festivas contribuem muito para a nossa cidade. Será uma Páscoa bem melhor que a de 2017 e acreditamos no potencial e criatividade dos nossos associados, que têm desenvolvido produtos e serviços especiais para essa data. Além disso, a CDL está sempre de portas abertas ao lojista e associados para auxiliá-los também nesse período”, pontua.
Crescimento esperado
A Sassipan Panificadora e Confeitaria é uma das associadas da CDL Brusque que pelo segundo ano consecutivo aproveitou a época para investir em novidades para seus clientes. Assim como em 2017, a empresa que há anos já produzia amêndoas, este ano novamente ofereceu quatro tipos de ovos de chocolate de colher, com recheio de bolos. Segundo a supervisora de marketing e eventos, Sara Caetano Sassi, os produtos têm tido bastante procura, entretanto o maior registro de encomendas é nas duas últimas semanas antes da Páscoa e principalmente nos dias que antecedem a data. “Por ser um produto 100% artesanal, já temos um planejamento antecipado, até porque as nossas encomendas serão aceitas somente até dia 28. E é nesse período justamente que há maior demanda”, detalha.
Ela acredita que a maior procura este ano se deve pelo maior otimismo econômico, bem como no caso da Sassipan, pela própria experiência dos clientes em 2017, que aprovaram a iniciativa da panificadora e este ano buscaram novamente os produtos. “Outro diferencial foram as opções de tamanho e também as encomendas pela internet, que são outra novidade de 2018. Ou seja, assim como os demais produtos que oferecemos, os de Páscoa também puderam ser encomendados pelo nosso site, o que facilitou também para o consumidor”, pontua.
A expectativa da Sassipan é ter um aumento de 40% nas vendas este ano, até dia 1º de abril.
Da mesma forma a Panificadora Tomasi, outra associada da CDL Brusque, também terá no período um acréscimo em suas vendas. A proprietária, Ana Vitória Tomasi comenta que há anos o estabelecimento investe em amêndoas e produtos diferenciados para a época, como bolos decorados, docinhos, cupcakes, colomba pascal, cestas personalizadas, além de ovos de chocolate de colher. Para ela, as expectativas também são de maior procura durante este período. “Esperamos um aumento de vendas de 15% a mais do que em 2017. Desde o início do ano na verdade já sentimos uma diferença significativa no movimento, o que nos dá a sensação que todo mundo está mais confiante este ano”, opina.
Segundo ela, opções diferenciadas, como promoções também contribuem para as vendas da Páscoa, incentivando cada vez mais o cliente. “Teremos um sorteio dos nossos produtos no sábado, dia 31, para os clientes concorrerem a um ovo ou uma cesta de Páscoa. E isso tudo ajuda, além é claro de oferecermos uma maior variedade de produtos de qualidade, aliada ao preço justo”, comenta.
Decoração em alta
Mas, nem só de comidas, chocolates e doces é registrado aumento de vendas no período. Os
artigos de Páscoa também são produtos de grande procura. A loja Isabela Variedades, no bairro Dom Joaquim, é um dos estabelecimentos, associados a CDL Brusque, que também oferece a seus clientes uma grande variedade de objetos decorativos, cestas, embalagens, formas, casquinhas, entre outros, e também espera que até o dia 1º de abril as vendas possam ser um pouco melhores que em 2017. “Creio que 10% de aumento vamos ter esse ano. Talvez se a Páscoa fosse no segundo final semana do mês, após o pagamento, acredito que teríamos uma expectativa maior de vendas. Mas mesmo assim, algum acréscimo vamos ter”, declara o proprietário da loja, Enio Bernardi.
De acordo com ele, entretanto, os artigos para produção própria de chocolates, como formas de ovos, barras, embalagens, foram os que mais saíram este ano. “Esses artigos em específico aumentaram cerca de 20% as vendas. Acredito que muita gente optou em produzir ovos de Páscoa tanto para vender como para presentear, já que muitos ovos prontos, industrializados, estão com um preço elevado. Então, foi uma nova opção e que beneficiou nosso setor também”, complementou.
Fonte: Assessoria de Imprensa CDL
A consulta revela ainda que metade dos empresários do varejo catarinense estimam tíquete médio de até R$ 100, sendo que o otimismo é de que a faixa de oscilação fique na metade superior: 37% apostam este percentual entre R$ 50 e R$ 100, enquanto 13% aguardam vendas de até R$ 50.
Já entre os consultados, 47,37% sinalizam positivamente para a realização de promoções. Em relação ao reforço do estoque, 26,32% disseram que haverá aumento e 57,89% devem manter o mesmo nível do ano anterior.A aposta é que, além do chocolate, itens de vestuário e calçados estarão entre os mais procurados. “Anteriormente ligada apenas aos chocolates e aos doces, hoje a comemoração abrange outros setores do comércio. Muitos pais, preocupados com alternativas de lembranças para seus filhos, escolhem novas opções de presentes”, pondera o presidente da FDCL/SC, Ivan Tauffer.
Crescimento positivo
Em Brusque a expectativa positiva também é confirmada pela CDL Brusque. Para o presidente da entidade, Fabricio Zen, diversos fatores contribuem para isso, como a melhoria na economia do país e maior confiança do consumidor. “Baseado na pesquisa da FCDL, que também incluiu Brusque, vimos que o comércio também está motivado, assim como o próprio consumidor. Percebemos não só no segmento dos chocolates, mas também nos demais, como vestuário, calçadista, comércio de insumos, artigos de decoração, entre outros, têm registrado uma maior movimentação nos últimos dias por conta da Páscoa. A economia tem melhorado, e essas datas festivas contribuem muito para a nossa cidade. Será uma Páscoa bem melhor que a de 2017 e acreditamos no potencial e criatividade dos nossos associados, que têm desenvolvido produtos e serviços especiais para essa data. Além disso, a CDL está sempre de portas abertas ao lojista e associados para auxiliá-los também nesse período”, pontua.
Crescimento esperado
A Sassipan Panificadora e Confeitaria é uma das associadas da CDL Brusque que pelo segundo ano consecutivo aproveitou a época para investir em novidades para seus clientes. Assim como em 2017, a empresa que há anos já produzia amêndoas, este ano novamente ofereceu quatro tipos de ovos de chocolate de colher, com recheio de bolos. Segundo a supervisora de marketing e eventos, Sara Caetano Sassi, os produtos têm tido bastante procura, entretanto o maior registro de encomendas é nas duas últimas semanas antes da Páscoa e principalmente nos dias que antecedem a data. “Por ser um produto 100% artesanal, já temos um planejamento antecipado, até porque as nossas encomendas serão aceitas somente até dia 28. E é nesse período justamente que há maior demanda”, detalha.
Ela acredita que a maior procura este ano se deve pelo maior otimismo econômico, bem como no caso da Sassipan, pela própria experiência dos clientes em 2017, que aprovaram a iniciativa da panificadora e este ano buscaram novamente os produtos. “Outro diferencial foram as opções de tamanho e também as encomendas pela internet, que são outra novidade de 2018. Ou seja, assim como os demais produtos que oferecemos, os de Páscoa também puderam ser encomendados pelo nosso site, o que facilitou também para o consumidor”, pontua.
A expectativa da Sassipan é ter um aumento de 40% nas vendas este ano, até dia 1º de abril.
Da mesma forma a Panificadora Tomasi, outra associada da CDL Brusque, também terá no período um acréscimo em suas vendas. A proprietária, Ana Vitória Tomasi comenta que há anos o estabelecimento investe em amêndoas e produtos diferenciados para a época, como bolos decorados, docinhos, cupcakes, colomba pascal, cestas personalizadas, além de ovos de chocolate de colher. Para ela, as expectativas também são de maior procura durante este período. “Esperamos um aumento de vendas de 15% a mais do que em 2017. Desde o início do ano na verdade já sentimos uma diferença significativa no movimento, o que nos dá a sensação que todo mundo está mais confiante este ano”, opina.
Segundo ela, opções diferenciadas, como promoções também contribuem para as vendas da Páscoa, incentivando cada vez mais o cliente. “Teremos um sorteio dos nossos produtos no sábado, dia 31, para os clientes concorrerem a um ovo ou uma cesta de Páscoa. E isso tudo ajuda, além é claro de oferecermos uma maior variedade de produtos de qualidade, aliada ao preço justo”, comenta.
Decoração em alta
Mas, nem só de comidas, chocolates e doces é registrado aumento de vendas no período. Os
artigos de Páscoa também são produtos de grande procura. A loja Isabela Variedades, no bairro Dom Joaquim, é um dos estabelecimentos, associados a CDL Brusque, que também oferece a seus clientes uma grande variedade de objetos decorativos, cestas, embalagens, formas, casquinhas, entre outros, e também espera que até o dia 1º de abril as vendas possam ser um pouco melhores que em 2017. “Creio que 10% de aumento vamos ter esse ano. Talvez se a Páscoa fosse no segundo final semana do mês, após o pagamento, acredito que teríamos uma expectativa maior de vendas. Mas mesmo assim, algum acréscimo vamos ter”, declara o proprietário da loja, Enio Bernardi.
De acordo com ele, entretanto, os artigos para produção própria de chocolates, como formas de ovos, barras, embalagens, foram os que mais saíram este ano. “Esses artigos em específico aumentaram cerca de 20% as vendas. Acredito que muita gente optou em produzir ovos de Páscoa tanto para vender como para presentear, já que muitos ovos prontos, industrializados, estão com um preço elevado. Então, foi uma nova opção e que beneficiou nosso setor também”, complementou.
Fonte: Assessoria de Imprensa CDL