Engenheiro da Netflix aborda a cultura de inovação na Convenção Estadual
Publicado em 23/05/2017 - Atualizado em 26/01/2024
Martin Spier fala sobre o papel das pessoas no processo de criação
Engenheiro falou na 47ª Convenção dos Lojistas de SC sobre papel das pessoas no processo de criação
Com 20 anos de existência e uma das referências do Vale do Silício, na Califórnia, nos EUA, a Netflix é modelo para outras empresas – inclusive para o varejo. O brasileiro Martin Spier, engenheiro de performance da empresa, reforçou aos participantes da 47ª Convenção Estadual do Comércio Lojista que a cultura de inovação (“repensar a forma de fazer e se propor a ser diferente”) afeta o ritmo da empresa e pode ser benéfico. “O fomento à inovação permite ter pessoas dentro da empresa que possam criar, o que se aplica a negócios de todos os portes e pode agregar muito ao comércio”, destacou.
A fórmula adotada no famoso modelo de negócio que iniciou com a assinatura de DVDs por correspondência e se tornou a maior plataforma de streaming em escala global também foi discutida no evento. “Aparentemente é complexo, mas na realidade se trata de perceber as potencialidades de cada pessoa. É focar menos em processo, em burocracia, em metodologia de gerenciamento tradicional e mais na forma de entregar o melhor produto possível”. Para isso, segundo Spier, uma das condições é ter um time qualificado: “a Netflix começou, se reinventou e hoje ninguém se intimida em repensar o produto. Ter as melhores pessoas ajuda neste caminho”, finalizou.
Com 20 anos de existência e uma das referências do Vale do Silício, na Califórnia, nos EUA, a Netflix é modelo para outras empresas – inclusive para o varejo. O brasileiro Martin Spier, engenheiro de performance da empresa, reforçou aos participantes da 47ª Convenção Estadual do Comércio Lojista que a cultura de inovação (“repensar a forma de fazer e se propor a ser diferente”) afeta o ritmo da empresa e pode ser benéfico. “O fomento à inovação permite ter pessoas dentro da empresa que possam criar, o que se aplica a negócios de todos os portes e pode agregar muito ao comércio”, destacou.
A fórmula adotada no famoso modelo de negócio que iniciou com a assinatura de DVDs por correspondência e se tornou a maior plataforma de streaming em escala global também foi discutida no evento. “Aparentemente é complexo, mas na realidade se trata de perceber as potencialidades de cada pessoa. É focar menos em processo, em burocracia, em metodologia de gerenciamento tradicional e mais na forma de entregar o melhor produto possível”. Para isso, segundo Spier, uma das condições é ter um time qualificado: “a Netflix começou, se reinventou e hoje ninguém se intimida em repensar o produto. Ter as melhores pessoas ajuda neste caminho”, finalizou.
Fonte: FCDL