É hora de se preparar para as contratações temporárias
Publicado em 14/10/2021 - Atualizado em 26/01/2024
O quarto trimestre é marcado por datas estratégicas para o varejo. Dia das Crianças, Natal, Ano Novo e, nos últimos anos, a Black Friday costumam salvar o caixa de muita empresa e o bolso de trabalhadores que amargam o desemprego. Com o avanço da imunização nacional contra a COVID-19 e a aproximação das datas mais lucrativas do ano, é certo que 2021 deverá assistir ao aumento por demandas por contratações temporárias.
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) divulgou que nos meses de outubro, novembro e dezembro, devem ser criadas mais de 565 mil vagas temporárias, acima das 471 mil oferecidas em 2020. Ainda de acordo com os dados, a expectativa é que a data supere os 27,7% de crescimento alcançado em 2020, com destaque para os setores de comércio atacadista e varejista.
Dicas
Planejamento – Elabore um planejamento com base no calendário dos próximos meses. Gestão de tempo é fundamental, afinal, você vai precisar pensar na divulgação das vagas, recrutamento das pessoas, identificação de profissionais etc.
Seleção – Procure decidir o que é melhor para sua empresa. Ou fazer ela mesma o processo de seleção ou contratar uma agência especializada. Existem muitas empresas preparadas para fazer essa tarefa de maneira segura e correta.
Agência – As empresas de mão de obra temporária, ou agências, são registradas no Ministério da Economia. Elas são responsáveis por selecionar e fornecer empregados a um tomador de serviços que precisa contratar alguém por um período curto. Isso é feito por meio de um contrato civil de prestação de serviço entre agência e empresa.
Legislação – Evite problemas futuros. Converse com o seu contador sobre as regras trabalhistas para contratações temporárias. O Sebrae também oferece serviços de consultoria nesta área para que você faça a contratação da maneira mais segura e correta para sua empresa. O contrato individual de trabalho temporário, por exemplo, deve conter os direitos do trabalhador e a indicação da empresa cliente, onde o serviço será prestado.
Treinamento – Fase importante para que o selecionado conheça sua marca, os propósitos da empresa, os produtos, os serviços e o perfil do cliente. O ideal é que seu selecionado trabalhe como um consultor para o cliente.
Fonte: CNDL