Diversas famílias prestigiam Sábado Fácil de setembro
Evento promovido pela CDL Brusque contou com a venda de produtos artesanais confeccionados pelas crianças do CEI Nova Brasília
Publicado em 10/09/2023 - Atualizado em 26/01/2024
Mesmo com o tempo nublado, o público prestigiou mais uma edição do Sábado Fácil, no dia 9 de setembro. Realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), a ação contou com diversas atrações culturais, musicais, de saúde e beleza totalmente gratuitas.
Quem passou pela praça Barão de Schneeburg pode obter dicas de saúde, aferir a pressão arterial, medir a glicemia, fazer o teste de acuidade visual, cortar o cabelo, esmaltação e consultar crédito no SPC/Serasa. As crianças puderam se divertir com a cama elástica, brinquedos educativos, pintura facial e jogos de mesa. Além destas atrações, a animação musical ficou por conta de Rodrigo Kormann, Centro da Música e da bandinha alemã. O comércio local também funcionou em horário estendido, até as 17 horas.
Empreendedorismo Infantil
Na programação, o destaque desta edição mensal do Sábado Fácil foi a participação dos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Nova Brasília, que comercializaram produtos artesanais, confeccionados por eles mesmos, pelo projeto “Empreendedores exploradores: descobrindo o mundo dos negócios”.
Desenvolvido por duas turmas de alunos do pré-escolar I e II, a iniciativa de empreendedorismo infantil começou no mês de junho deste ano no CEI. O projeto busca estimular as crianças a produzirem peças artesanais, que foram disponibilizadas para aquisição da comunidade, onde os alunos, desde cedo, aprendem a utilizar os ganhos das vendas para o bem coletivo da turma, bem como a conhecerem métodos de pagamento, técnicas de vendas e setores de uma empresa.
“A CDL Brusque fica muito feliz em proporcionar a todas as famílias da cidade mais uma edição do Sábado Fácil, com diversos serviços, além é claro, de fazer com que a comunidade conhecesse um pouco do projeto de empreendedorismo infantil, do CEI Nova Brasília. Foi gratificante vermos a alegria dos alunos em colocar em prática o que eles aprenderam, desde cedo, nesta ação, instigando neles, de forma lúdica, o conhecimento e o gosto por empreender. Parabenizamos novamente o CEI pela iniciativa, e esperamos que mais ações assim possam surgir em nossa cidade. Da mesma forma, a CDL sempre será parceira de iniciativas assim, cumprindo o papel social da entidade”, declarou o presidente da CDL Brusque, Alcir Otto.
Na prática
Ao todo, 42 crianças, de duas turmas do pré-escolar, participam do projeto, envolvidas em todo o processo de criação de uma empresa fictícia, desde o nome até a logomarca, desenhada por elas. A professora Milene Tavares de Araújo, idealizadora da iniciativa, conta que a ideia inicial era comercializar os produtos na escola, mas depois percebeu que toda a comunidade poderia conhecer o trabalho, o que fez a unidade de ensino buscar a parceria com a CDL Brusque. “Tivemos uma reunião na sede da entidade, onde fomos muito bem recebidos. A partir do encontro, fomos convidados para vender nossas peças durante o Sábado Fácil, o que se concretizou hoje”, afirma.
Com mais visibilidade ao projeto, a parceria com a CDL foi muito importante, já que foi necessário aumentar a produção dos itens. “Nosso projeto chegou a um número maior de pessoas. Com certeza somos muito gratos por essa oportunidade proporcionada pela CDL Brusque. É lindo ver as crianças empolgadas, abordando as pessoas para adquirirem as peças, atendendo, enfim, colocando em prática mais essa etapa do projeto. Foi uma experiência muito significativa para elas e marcante para todos e agradecemos muito pela oportunidade”, pontua.
Todo o dinheiro arrecadado com o lucro das vendas agora será revertido para alguma atividade para o bem coletivo da turma. “Os alunos colocaram cinco objetivos para o dinheiro das vendas: comprar brinquedos para a nossa sala; ir ao cinema; ir ao parquinho da Havan; ir à sorveteria ou ajudar alguém. Vamos fazer o balanço das contas e depois, em sala, teremos uma votação entre as opções para escolher qual atividade vamos fazer”, finaliza a professora.
Famílias orgulhosas
As famílias dos pequenos empreendedores também estiveram na Praça Barão de Schneeburg para prestigiar a ação, entre elas a mãe do Henrique de Borba Neto, Tatiane Cristina Zeverino de Borba. Ela conta que o filho, apesar de ser mais introvertido, estava muito empolgado para participar da atividade. “Todos os dias ele chegava em casa animado contando sobre o que eles produziram, o que ele aprendeu de novidade. Para vir aqui hoje ele estava muito animado, acordou cedo e nem foi preciso chamar. Nós, como pais, ficamos muito orgulhosos vendo o Henrique trabalhar no caixa, que é algo que ele gosta muito: números, contas, dar o troco certinho, enfim. Foi uma ação muito legal”, afirma Tatiane.
Assim como ela, Leticia Donini Gonçalves, mãe do Luan Felipe Gonçalves, também estava feliz em ver o filho se dedicando ao projeto. Ela conta que além da empolgação, as atividades manuais realizadas no educandário aprimoraram habilidades no pequeno Luan. “Percebi que meu filho desenvolveu muito bem a questão motora, o foco e o prazer em realizar uma atividade. E a avó dele também costura, então, a alegria que ele sente em fazer a mesma coisa que ela, é enorme. Quando vai visitá-la adora contar que também costura na escolinha. É gratificante ver essa felicidade dele. Além do que, ver ele animado aqui, dedicado no caixa junto com os amiguinhos foi muito lindo, com certeza agregou muito para o desenvolvimento dele”, comenta Letícia.
A mamãe da Laura Oliveira, Camila Oliveira, que sempre prestigia o Sábado Fácil, desta vez teve um motivo mais que especial para participar da ação. Ela fala que sempre aproveita para ir às lojas, que funcionam com o horário estendido e traz a filha para se divertir com as atrações. “Esse mês a Laura estava mais animada e ansiosa para vir e participar, estava contando os dias para esse momento. Ela gostou muito de todo o processo de produção, aprendeu muito desde os trabalhos manuais até a parte de empreendedorismo que a professora Milene ensinou para a turma. Ver ela feliz não tem preço, durante todas as vendas ela estava contente, com um sorriso no rosto, foi um dia perfeito sem dúvidas”, finaliza.
No final da manhã de sábado, foi realizado o sorteio de diversos brindes para o público que adquiriu peças do projeto e que preencheu cupons disponíveis no local.
O Sábado Fácil é uma realização CDL Brusque e conta com apoio do SESC, Unifebe, Uniasselvi, Sesi/Senai e Mille Cabeleireiros. A próxima edição do Sábado Fácil acontece no dia 7 de outubro.