Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 25,6 bilhões no comércio

Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 25,6 bilhões no comércio

Pesquisa da CNDL e SPC Brasil projeta que 110,9 milhões de consumidores devem ir às compras

Publicado em 06/08/2024 - Atualizado em 06/08/2024

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A pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, aponta que o Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio. De acordo com a divulgação, aproximadamente 110,9 milhões de pessoas residentes nas capitais devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto, representando 68% dos consumidores.
O estudo revela que 32% dos entrevistados pretendem gastar mais que em 2023, 35% o mesmo valor e 19% querem gastar menos. Entre os que pretendem gastar mais, 56% desejam comprar presentes melhores, 27% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 23% tiveram melhoria na renda mensal. Já entre aqueles que querem gastar menos, 37% estão em situação financeira difícil, 28% querem economizar, 14% estão desempregados, 14% precisam pagar dívidas em atraso e 12% não conseguiram juntar dinheiro.
Sete em cada dez consumidores (70%) acreditam que os produtos estão mais caros este ano, para 24% os valores estão na mesma faixa de preço e 7% opinam que os custos diminuíram. A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos será de R$ 230 ao todo. Os consumidores pretendem comprar, em média, 1,6 presentes.

Intenção de presente e formas de pagamento

A pesquisa mostra que 78% dos consumidores pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras e, para isso, 65% utilizará sites ou aplicativos, 41% redes sociais e 35% o shopping.
Novamente liderando o ranking de presentes, 47% dos entrevistados pretendem comprar roupas, 35% perfumes, 27% calçados e 21% acessórios como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.
Quanto a forma de pagamento 75% dos consumidores pretendem pagar o presente à vista, sendo 38% no PIX 38% e 21% no cartão de débito. Por outro lado, 34% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito. Entre os que pretendem parcelar as compras, 30% deve pagar em três vezes e 22% em quatro vezes. Em média, serão feitas quatro prestações. E os principais motivos para dividir o pagamento são: 35% a forma de reduzir gastos, 19% a falta de dinheiro e 17% para comprar um presente melhor.
O levantamento ainda avalia que 81% pretendem pagar o(s) presente(s) sozinhos, enquanto 14% vão dividir. Dos que pretendem dividir, 35% será com irmãos/irmãs, 26% com o cônjuge e 21% com os filhos. Entre os entrevistados, 59% querem presentear o próprio pai, 19% o esposo, 11% o pai de seus filhos e 8% o irmão.

Onde os consumidores irão comprar

O estudo aponta que 69% dos entrevistados pretendem realizar suas compras nos canais físicos, com 28% em shoppings centers, 15% em lojas de departamento e 14% em shopping populares. Já os 40% que pretendem comprar pela internet, 71% utilizarão aplicativos, 59% sites e 17% o Instagram. Entre aqueles que farão as compras em sites e lojas on-line, 57% utilizarão os sites varejistas internacionais, 38% de varejistas nacionais e 35% de compra e venda de produtos novos ou usados.
De acordo com os entrevistados, os principais motivos para comprar os presentes em sites de varejistas internacionais são: 73% preço baixo, 46% maior variedade de produtos, 37% economia de gastos e 32% a qualidade dos produtos.
Os principais fatores que influenciam a escolha do local de compra são em 48% o preço, 36% a qualidade dos produtos, 31% as promoções e descontos e 25% o frete grátis. Quanto ao local de comemoração, 37% passará a data na própria casa, 36% na casa do pai e 8% devem almoçar fora.

Motivos para presentear

Os principais motivos que levam as pessoas a presentearem são: 43% deseja retribuir o carinho e o esforço do pai, 29% considera que o presente é um gesto importante e 25% tem o costume de presentear pessoas queridas.
O estudo revela que 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os presentes de Dia dos Pais e 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. Além disso, 35% dos que pretendem presentear estão, atualmente, com o pagamento de alguma conta em atraso, sendo que 65% destes também estão com o nome negativado.