Dia das Crianças alavanca vendas no comércio

Publicado em 10/10/2017 - Atualizado em 26/01/2024

Lojistas estão confiantes nesta última data comemorativa antes do Natal

Nesta quinta-feira, 12 de outubro, é o Dia das Crianças, a última data comemorativa antes do Natal. E o comércio de Brusque e região está apostando nesta festividade para alavancar as vendas. O crescimento esperado varia entre 5% a 10%. Os mais otimistas, no entanto, trabalham para um incremento de até 50%, investindo pesado em ações de marketing.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, também é incentivadora da data. Por esta razão, no último sábado, 7 de outubro, realizou seu tradicional evento de Sábado Fácil, na Praça Barão de Schneeburg, com diversas atrações para as crianças. As lojas do Centro também aderiram ao projeto e deixaram suas portas abertas em horário estendido.

“Uma das vantagens deste período é que em Brusque nós temos a Fenarreco, que traz muitos turistas para o município. E todos sabem que a cidade é um pólo de compras. Então, a expectativa é que os turistas também façam as compras para o Dia das Crianças por aqui. O Sábado Fácil, com as lojas abertas durante a tarde, contribuiu para isso”, afirma o presidente da CDL Brusque, Michel Belli.

Segundo ele, nas pesquisas realizadas pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCLD/SC) e pela Fecomércio, levando em consideração o Vale do Itajaí, o incremento em vendas será de 1,8% se comparado ao ano passado. Já o ticket médio de compras deve girar em torno de R$ 180.

“A pesquisa também mostrou o perfil do consumidor e, 50% dos entrevistados disseram que vão presentear os filhos, enquanto 16% presentearão os sobrinhos e, 12%, os netos. O comércio de rua deve ser mais explorado do que os shoppings e quase 80% das pessoas disseram que pretendem pagar pelas compras à vista, em dinheiro”, pontua Belli.

Para o presidente da CDL Brusque, mais do que escolher um brinquedo, uma roupa ou um acessório, a dica é aproveitar o feriado e passar mais tempo com as crianças. “A atenção do comércio está voltada para a data, até porque as pessoas querem fazer esse agrado. Mas o presente é simbólico. O que vale também é o afeto, o carinho e o amor. Aproveite o feriado para passear com seu filho”, sugere.

Otimismo do lojista

Brinquedo é uma das opções mais procuradas como presente para o Dia das Crianças. A variedade de produtos e de preços é grande: tem opção para todos os gostos e todos os bolsos. As empresas que comercializam brinquedos abasteceram as prateleiras e difícil mesmo é escolher diante de tanta variedade.

Linha de primeira infância, jogos educativos, mesas com cadeirinhas, animais e dinossauros emborrachados, blocos de encaixe, pelúcias, fantasias, carrinhos e bonecas são as principais opções infantis. Agora, para aquela criança que já está chegando à adolescência a dica é apostar em artigos de papelaria, como mochilas e diários, além de maquiagem e acessórios.

“Pela facilidade do cartão de crédito, as vendas para o Dia das Crianças já começaram no final de setembro. Mas muitas famílias ainda aguardam a semana de pagamento. A nossa expectativa de crescimento é de 10%”, afirma o empresário Agenor Angioletti, da Graffiti Papelaria.

Para o comerciante Enio Bernardi, da Loja Isabela, o importante é oferecer variedade ao cliente. “Temos desde os brinquedos mais baratos e populares até as linhas de marcas mais conceituadas. Isso porque Dia das Crianças é sempre uma surpresa, ninguém sabe ao certo no que apostar já que tem cliente para todos os gostos. Em média, o valor do investimento no presente gira entre R$ 39,90 a R$ 89,90”, afirma Bernardi.

Também sobram opções para quem prefere presentear com roupas. Para atrair o público infantil, as lojas apostam na criatividade. “Decoramos com balão, instalamos uma cama-elástica, oferecemos pipoca. A expectativa é um aumento de vendas em torno de 10% e, como presente, a dica são os conjuntinhos ou calçados da Melissa”, destaca a empresária Simone da Silva Peixoto, da Loja Caramello.

Entre os entrevistados, o lojista mais confiante é Marcelo Abreu e Silva, proprietário da Loja Ana e João, há seis meses instalada em Brusque. “É o nosso primeiro Dia das Crianças e esperamos um aumento de 50% nas vendas. No sábado tivemos a presença da palhaça Carolinha na loja, fizemos um ensaio com os clientes que está passando em dois painéis de LED pela cidade, temos uma ação programada no cinema para o lançamento de dois filmes e o apoio a uma peça teatral. Investimos pesado e estamos confiantes”, diz Marcelo.

O empresário acredita que os campeões de venda serão os chinelos da Havaiana, moda praia e um novo mix de produtos, com preços mais acessíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa CDL