Curso da CDL Brusque apresenta técnicas e estratégias de negociação em cobrança

Publicado em 01/04/2019 - Atualizado em 26/01/2024

Na noite de quarta-feira, 27 de março, foi realizado na Sala de Treinamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, o curso de “Estratégias e Práticas em Negociação de Cobrança”, ministrado pelo consultor Renivaldo José Sebben. O evento reuniu profissionais do setor financeiro e, de forma didática, apresentou as práticas corretas em busca da recuperação do crédito.

“O objetivo era mostrar técnicas e estratégias apropriadas na área de cobrança. O resultado satisfatório vem através da qualidade de como estas práticas são aplicadas. Hoje, quando falamos em cobrança, a palavra mais importante é ‘negociação’. E não existe outra forma de cobrar que não seja negociando com o devedor”, explica o consultor Renivaldo José Sebben.

Uma das lições do curso é o treino da flexibilidade, algo que em outros tempos nem era tão necessário. “Tudo mudou. Os devedores também evoluíram e hoje entendem até da legislação da cobrança. Então é importante que o colaborador esteja capacitado para concluir uma negociação de forma eficaz”, pontua Sebben.

De acordo com o consultor, negociar com efetividade é quando o resultado encerra de forma positiva para ambos os lados. “A empresa, seja indústria ou comércio, não trabalha por multas ou por juros, mas pela produtividade. Desta forma, estes valores podem ser negociados. A empresa cede na questão dos juros e o devedor ganha um pouco com esta isenção e, também, com o prazo de recebimento. Normalmente a dívida encerra e fica bom para todos”, observa.

Cerca de duas vezes por ano o consultor Sebben ministra cursos na CDL Brusque, entre os temas de crédito, cobrança e fraude comercial, todos voltados para o sistema financeiro. Para ele, é importante que as empresas estejam atentas ao cronograma de capacitações, já que o conhecimento nesta área implica em vantagens competitivas e faz com que a empresa caminhe junto às dinâmicas do mercado.

Brilho nos olhos

A responsável de cobrança, Jucélia Souza, não esconde o amor que sente por aquilo que faz. Ao falar dos números, dos cálculos e cobranças, é nítido o brilho no seu olhar, característica tão marcante de quem escolheu a profissão por vocação. O interesse pelo setor é tamanho que este era apenas mais um entre tantos cursos na área financeira que Jucélia. Mas o sorriso sustentado no intervalo revelava sua gratidão em ser uma ‘eterna aprendiz’.

“Cobrança é um assunto delicado, é preciso conhecer o espaço para chegar à negociação. Quando comecei, ligava todos os dias e escutava de tudo. Foi necessário chão para aprender mais, crescer mais, conhecer novas técnicas. Hoje sou apaixonada pelo que faço e me sinto feliz pela oportunidade de atualizar o conhecimento”, avalia.

A auxiliar administrativa, Silvana Paolini, também participou do curso realizado pela CDL Brusque e garante que deixou a formação com mais firmeza para executar o trabalho. “Percebi que estava acertando em alguns pontos, mas que também havia outras formas de agir com o cliente. O conteúdo não foi apresentado de maneira monótona e isso me deu mais vontade de participar, de questionar. Saio daqui cheia de ideias e, com certeza, apta para fazer um trabalho melhor”, destaca.

Há 26 anos, Vera Duarte é responsável pelo departamento financeiro da CDL Brusque. E, apesar de já ter passado por muitas qualificações, a profissional garante que sempre há o que aprender. “O setor de cobrança é a área mais difícil do setor financeiro, ninguém gosta de estar devendo. Mas o professor foi muito bom nas colocações e nos fez entender como a pessoa deve ser abordada”, observa .