Colaboradores da CDL passam por treinamento
Publicado em 27/10/2017 - Atualizado em 26/01/2024
Curso
fez uma reflexão sobre as relações no trabalho
Você já parou para pensar na quantidade de horas da sua vida que passará trabalhando? E você tem consciência do quanto as relações de trabalho impactam nas outras dimensões de sua vida? Foi pautado nestas duas perguntas que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, realizou um treinamento para seus colaboradores de 24 a 26 de outubro, na sede da entidade. A capacitação foi ministrada pelo consultor Álvaro Jorge Loro, de São Miguel do Oeste, graduado em História e Psicologia.
“Nós herdamos a noção de trabalho como sacrifício. De fato, se olharmos para os colonizadores, a realidade deles era sacrificada e não tinham escolha. Hoje, nós podemos escolher o que fazer. Podemos iniciar uma profissão e depois trocar. Podemos fazer uma segunda faculdade. Mas essa herança dos colonizadores ainda impacta a nossa vida e a gente costuma valorizar o trabalho quando ele é sacrificado. Não faz parte do nosso ideário a possibilidade de prestar um bom serviço sem sofrimento, percebendo-se contributivo. Sentir que se está no comando da situação e não apenas no reboque”, explica o instrutor Álvaro Jorge Loro.
Segundo ele, quem não mantém uma boa relação de trabalho não consegue enxergar valor da atividade cotidiana e nem percebe que sua atribuição poderia contribuir também como crescimento pessoal. “Quando a gente se sente contributivo é capaz de perceber a transformação que ajudamos a construir e a tendência é que a relação de trabalho também melhore”, acrescenta.
Para o consultor, gostar ou não gostar do trabalho está diretamente ligado ao ambiente que se cria. Mais do que a própria tarefa em si. Então, a medida que se criam ambientes com respeito, no qual as pessoas sejam ouvidas e percebidas em todas as dimensões, a tendência é que o próprio trabalho renda mais, ao mesmo tempo em que se diminui a rotatividade, licenças de saúde e casos depressão.
“Não tem receita porque as pessoas e empresas são diferentes. Mas existem aspectos comuns, como a necessidade humana de valorização e de respeito. No geral, precisamos gostar de pessoas e entender que cada trabalhador está contido em um ser multifacetado e complexo. É importante valorizar essa empatia de se colocar no lugar do outro”, recomenda Álvaro.
Treinamento aprovado
Depois de oito horas de trabalho, durante três dias, os colaboradores da CDL Brusque se dispuseram a permanecer mais três horas na sede da entidade, em busca de novos conhecimentos para se relacionar com o público. O consultor comercial da CDL Brusque, Márcio Rubens Müller Filho, 26 anos, aprovou o treinamento.
“Agora, que já estamos finalizando o curso de hoje, posso dizer que estou menos cansado do que às 18h. O modo como a formação está sendo ministrada estimula a reflexão, já que o professor lê muito e divide conosco suas experiências”, conta Márcio.
O consultor comercial trabalha há cerca de quatro anos na entidade e garante que foi o melhor treinamento que já participou. “É uma oportunidade de melhorar a nossa inteligência emocional, especialmente em um mercado que está tão mecanizado, que vive com pressa”, completa.
Para a monitora da Área Azul, Nilzete Pobenga, 52 anos, o curso também superou as expectativas. “Nunca conversei com um psicólogo antes e foi muito boa a solução que ele deu para as nossas dúvidas, inclusive sobre as relações familiares, que podem afetar a qualidade do nosso trabalho”, descreve.
Outro aprendizado importantíssimo para Nilzete foi como lidar com pessoas que estão nervosas. “Ele nos orientou a manter a calma e não aumentar a voz. Só isso já deve desarmar a pessoa”, explica.
Fonte: Assessoria de Imprensa CDL