CNDL divulga pesquisa sobre Intenção de Compras para o Natal 2023

De acordo com o levantamento, o Natal deste ano deve injetar R$ 74,6 bilhões na economia

Publicado em 08/12/2023 - Atualizado em 26/01/2024

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O Natal é a principal data comemorativa do ano e deve movimentar as ruas de todo o país, levando mais de 132,9 milhões de consumidores às compras. É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com o levantamento, o Natal deste ano deve injetar R$ 74,6 bilhões na economia.

Os principais presenteados serão os filhos (60%), a mãe (48%), o cônjuge (44%) e o irmão(a) (28%). Além disso, 64% pretendem comprar presentes para si mesmo neste Natal. Estima-se que 104,6 milhões de pessoas devem ir às compras neste ano com o objetivo de se auto presentear.

Em média, os consumidores pretendem comprar 4 presentes no Natal para dar a terceiros e o ticket médio será de R$ 138. Com isto, estima-se movimentar na economia aproximadamente R$ 74,6 bilhões em vendas.


Ranking dos presentes

No Natal, os produtos mais procurados para presentear serão: roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%).

De acordo com os consumidores que presentearam no Natal de 2022, 37% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, 30% a mesma quantia e 22% menos.

Entre os motivos para gastar menos no Natal deste ano, os consumidores destacaram: 33% querem economizar, 30% estão com o orçamento apertado, 23% têm outras prioridades de compra e 19% não conseguiu economizar dinheiro.

Por outro lado, entre os que pretendem gastar mais, 39% dizem que os preços estão mais caros, 35% darão um presente melhor, 26% darão mais presentes e 23% economizaram ao longo do ano


Lojas físicas

As lojas físicas seguem na preferência dos consumidores para realizar suas compras de final de ano. De acordo com a pesquisa, 76% pretendem realizar compras nos canais físicos, principalmente nas lojas de departamento (38%) e em shopping center (31%). Enquanto 50% pretendem fazer compras pela internet, que representam 81,4 milhões de consumidores.

Considerando aqueles que farão compras online, 7 a cada 10 presentes devem ser comprados por este canal (68%). Sendo que 78% devem utilizar os sites, 70% os aplicativos e 19% o Instagram.

Na percepção da maioria dos consumidores (55%), os preços dos presentes deste ano estão mais caros que do ano passado, já 28% acreditam que estão na mesma faixa de preço e 10% que estão mais baratos.

Os consumidores também estão atentos aos preços, 82% pretendem fazer pesquisa de preços antes das compras dos presentes. Quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretendem adquirir os presentes, 51% são influenciados pelo preço, 39% pelas ofertas e promoções, 25% pelo valor do frete e 24% pelo prazo de entrega.


Principais formas de pagamento

As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: PIX (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%).

Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,5 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 2023.

De acordo com os consumidores, 48% pretendem parcelar as compras para ter condições de comprar todos os presentes, 41% afirmam que mesmo tendo condições de pagar à vista, preferem pagar desta forma para garantir sobra de dinheiro no orçamento e 34% para poder comprar presentes melhores.


Amigo secreto

Em outra pesquisa realizada pela CNDL, estima-se que em torno de 70 milhões de brasileiros devem participar da brincadeira de amigo secreto no período das festas de fim de ano.

O estudo foi realizado com consumidores das 27 capitais brasileiras, a partir de 18 anos, entre os dias 19 a 27 de outubro.

De acordo com a pesquisa, 66% participam da brincadeira porque gostam, já 34% acreditam que esta é uma boa maneira de presentear no Natal gastando menos.

A pesquisa mostra ainda que 73% dos entrevistados pretendem fazer amigo secreto com familiares, 31% com amigos e 29% com colegas de trabalho.

O estudo também analisou o valor que os consumidores pretendem investir com presentes na brincadeira. Em média, segundo a pesquisa, o gasto será de R$ 75 com cada presente. A CNDL estima que a brincadeira movimente R$ 8 bilhões na economia.


(*Informações: CNDL - https://bit.ly/3Njcem2)