CNDL divulga pesquisa sobre Intenção de Compras para a Páscoa de 2024
65% dos consumidores pretendem presentear alguém na Páscoa
Publicado em 25/03/2024 - Atualizado em 25/03/2024
A Páscoa é umas das datas festivas de grande importância e deve movimentar o comércio de todo o país, levando cerca de e 106,6 milhões de pessoas às compras para esta data. É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o levantamento, 65% dos consumidores pretendem presentear alguém na Páscoa em 2024, sobretudo nas classes A/B.
Os principais presenteados serão os filhos (60%), cônjuge (41%), mãe (38%) e os sobrinhos (30%). Além disso, estima-se que 27% pretendem comprar presentes para si mesmo nessa Páscoa.
Em média, os consumidores pretendem comprar em média 5 presentes na Páscoa para dar a terceiros e o ticket médio será de R$ 237. O valor aumenta entre as classes A e B para R$ 295.
Ranking dos presentes
Nesta Páscoa os produtos mais procurados para presentear são: ovos de chocolate industrializados (53%), bombons industrializados (48%), ovos de páscoa caseiros/artesanais (41%), barras de chocolate industrializados (32%) e bombons e barras de chocolate caseiros/artesanais (31%)
De acordo com os consumidores que presentearam na Páscoa de 2023, 41% pretendem gastar mais este ano, 32% tem intenção de gastar o mesmo valor e 19% querem gastar menos.
Entre os motivos para gastar mais este ano, os consumidores destacaram, que têm mais pessoas para presentear (33%), intenção de comprar mais produtos (33%) e produto(s) que querem comprar estão mais caros (24%).
Já os motivos para gastar menos são, a necessidade de economizar (37%), renda mensal não acompanhou o aumento dos preços (29%) e outras prioridades de compras (27%).
Lojas Físicas
As lojas físicas seguem na preferência dos consumidores para realizar suas compras de final de ano. De acordo com a pesquisa, 94% dos consumidores têm a intenção de realizar as compras em lojas físicas, com destaque para os supermercados (54%), lojas especializadas em chocolates (48%) e lojas de grandes varejistas (41%).
Enquanto 14% pretende fazer as compras pelo internet, com 80% com intenção de comprar em sites, 67% em aplicativos e 42% pelo Instagram.
Já as pesquisas de preços devem ser realizadas de forma online. Com os sites e aplicativos de varejistas liderando com (71%), seguido de lojas especializadas em chocolates (69%), sites de buscas (53%) e sites de supermercados (51%).
Formas de Pagamento
As principais formas de pagamentos dos consumidores nesta Páscoa serão: PIX (54%), cartão de débito (39%), dinheiro (33%) e cartão de crédito parcelado (29%). A pesquisa ressalta que a forma predominante será o pagamento à vista, com preferência de 77% dos entrevistados.
Além disso, 54% pretendem parcelar as compras, sendo a média de 4 parcelas.