Pesquisa

CNDL divulga pesquisa sobre compra de Infoprodutos

De acordo com o levantamento 54% dos internautas compraram algum tipo de mercadoria digital nos últimos 12 meses

Publicado em 14/03/2024 - Atualizado em 14/03/2024

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O dia 15 de março é considerado o Dia do Consumidor e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), juntamente com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgou uma pesquisa sobre o expressivo crescimento das compras de Infoprodutos, considerados mercadorias digitais. Segundo o levantamento, 54% dos internautas do país adquiriram algum tipo de produto desse segmento nos últimos 12 meses. Entre os produtos mais comprados estão streamings, cursos online, e-books e livros/apostilas.
A pesquisa aponta que, em média, os internautas compraram 2,8 infoprodutos nos últimos 12 meses, com um gasto médio de aproximadamente R$155 na última compra. Segundo os consumidores entrevistados, as principais finalidades são o lazer (27%), desenvolvimento pessoal (27%), ganhar dinheiro (26%) e o desenvolvimento de carreira (19%).

Satisfação do consumidor

Avaliando com notas de 1 a 5, 82% dos entrevistados declarou-se satisfeito com os infoprodutos. Sendo 4,1 a nota média de satisfação.
O grau de satisfação e de segurança dos internautas é alto, uma vez que 87% sentiram-se seguros com as informações pessoais disponibilizadas ao realizar o pagamento e 86% ficaram satisfeitos com a experiência do pós-compra.
Para 85% dos entrevistados, o produto atendeu às expectativas das promessas feitas na propaganda, site ou live assistidas antes da compra. 84% ficaram satisfeitos com a experiência de pré-compra (pesquisar, informações transmitidas sobre o produto, e atendimento do vendedor). E 82% confiaram na experiência do especialista e qualidade do conteúdo disponibilizado no produto.

Cursos on-line

A pesquisa revelou que apesar das compras serem realizadas por meio digital, alguns serviços contam com encontros presenciais. Entre os principais produtos estão consultoria, mentoria, coaching e eventos, 58% dos encontros foram on-line e 18% de maneira híbrida (presencial e on-line).
De acordo com os internautas entrevistados, 53% preferem fazer curso on-line com experts ao invés de em instituições tradicionais pela flexibilidade de horário, 52% pela facilidade de acesso ao conhecimento / não precisar se deslocar, 52% por ser mais prático e 41% por ser mais acessível.
O estudo mostrou que 58% dos consumidores concluíram o infoproduto comprado, com destaque para cursos on-line (20%), livros e/ou apostilas (18%), ebooks (14%) e consultoria, mentoria ou coaching (12%). Para 63% o conteúdo entregue foi superficial e 30% relevante.
A respeito da experiência com esse tipo de compra, 12% se arrependeram da última aquisição e pediram reembolso, enquanto 84% não se arrependeram.

*Informações CNDL: https://bit.ly/49R22Kq