CNDL divulga pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Namorados
De acordo com o levantamento, data deve movimentar cerca de R$ 22 bilhões no varejo e serviços
Publicado em 07/06/2024 - Atualizado em 07/06/2024
O Dia dos Namorados deve movimentar o comércio neste mês de junho. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas, a data deve levar 96 milhões de consumidores às compras. Segundo o levantamento, 59% dos entrevistados pretendem presentear no dia 12 de junho.
Ainda de acordo com a pesquisa, os esposos ou as esposas aparecem em primeiro lugar (54%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 37% pretendem presentear os (as) namorados (as). Segundo o levantamento, 56% dos consumidores afirmam que devem comprar um único presente, enquanto 32% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presentes.
“A pesquisa aponta uma pequena queda no número de consumidores que deverão ir às compras no Dia dos Namorados este ano na comparação com o ano passado. Apesar disso, a data é de grande importância para a economia, movimentando tanto o comércio, quanto bares, restaurantes, hotéis e até mesmo viagens”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Os presentes mais procurados
A pesquisa também mostra que 34% dos entrevistados esperam gastar mais do que em 2023, 33% pretendem gastar o mesmo valor e 18%, menos.
Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 238 com os presentes do Dia dos Namorados. Com isso, estima-se movimentar R$ 22,81 bilhões no varejo e serviços.
A principal forma de pagamento será à vista (65%), enquanto 33% comprarão parcelado. As principais modalidades de pagamento serão: cartão de crédito parcelado (31%), PIX (27%) e cartão de débito (13%).
Os presentes mais procurados são perfumes, cosméticos e maquiagem (39%), roupas (37%), calçados (24%), um jantar (20%) e bombons e chocolates (18%).
Na hora de escolher o local de compra, 57% pretendem fazer as compras em lojas físicas e 33% pela internet. Os principais locais de compra serão: lojas online (31%), shopping center (23%), shopping popular (12%) e lojas de departamento (8%).