CDL recebeu homenagem da Escola de Música do CESCB

Publicado em 30/06/2016 - Atualizado em 26/01/2024

Concerto de Gala da Orquestra de Câmara do CESCB

Na noite de domingo, 26 de junho, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), representada pelo presidente Michel Belli, participou do ‘Concerto de Gala', evento alusivo às comemorações dos dez anos da Escola de Música do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB). Na oportunidade a CDL foi uma das entidades homenageadas com o título de Amiga da Escola de Música do CESCB e com o Prêmio de Mérito Cultural, pelo apoio da instituição dado à Escola de Música. Como parte da programação do evento o público também conferiu a bela e emocionante apresentação da Orquestra de Câmara do CESCB, formada por 60 integrantes, que apresentou um repertório de 11 músicas, com regência e direção musical do coordenador executivo e pedagógico da escola, Sérgio Luiz Westrupp.

A ESCOLA

A Escola de Música do CESCB foi idealizada em 2006 pelo Sr. Aliomar Luciano dos Santos, na ocasião presidente da Acibr e integrante da diretoria da CDL Brusque, cujo presidente na ocasião era o Sr. Ariberto Staack. Um projeto financeiro foi elaborado e apresentado à diretoria da CDL, que prontamente se comprometeu com o repasse mensal para o financiamento deste projeto. Simultaneamente a diretoria do CESCB presidida pelo Sr. Ingo Fischer, deu todo o suporte físico e estrutural para que as atividades didáticas pudessem acontecer da melhor forma possível.

A Escola de Música iniciou suas atividades no dia três de fevereiro de 2007, após seis meses de idealiazação, organização executiva e pedagógica, compra dos primeiros instrumentos e seleção dos professores que foram convidados a assumir o quadro docente.

As ações executivas e pedagógicas foram planejadas e coordenadas pelo regente e educador musical Sérgio Luiz Westrupp, convidado para assumir os trabalhos da Escola de Música do CESCB.

A aquisição dos primeiros instrumentos da Escola de Música do CESCB foi feita com recursos provenientes de campanha junto a vários empresários locais promovida pela Acibr, de recursos pleitados pelo atual vice-presidente regional da FIESC e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e do Material Elétrico de Brusque, Sr. Ingo Fischer, junto a Federação das Indústrias de Santa Catarina.

É importante destacar o apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio de recursos provenientes de editais de fomento a cultura sempre com suporte técnico e humano de nossa Agência de Desenvolvimento Regional.

10 ANOS DA ESCOLA DE MÚSICA

Durante estes dez anos de atividades a Escola de Música do CESCB, recebeu mais de mil alunos que puderam desenvolver um processo de aprendizagem musical por meio da formação instrumental e da prática orquestral. Muitos de nossos alunos integram os mais diversos grupos instrumentais de nossa cidade e região. O processo de formação musical desta escola permitiu a criação da primeira orquestra de nossa cidade: a Orquestra de Câmara do CESCB, que ao longo destes dez anos promoveu e participou de muitos eventos locais e estaduais.

ENTIDADES MANTENEDORAS HOMENAGEADAS COM O PRÊMIO DO MÉRITO CULTURAL

CDL Brusque -  Michel Gartner Belli.

ACIBR - Amilton Luiz Cardoso.

Na oportunidade o maestro Sérgio Luiz Westrupp foi homenageado com o prêmio de Mérito Cultural.

AMIGOS DA ESCOLA DE MÚSICA DO CESCB HOMENAGEADOS

CDL Brusque - Michel Gartner Belli.

ACIBR - Amilton Luiz CardosoSindicato das Indústrias Metálurgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque - Ingo Fischer.

Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Guabiruba e Botuverá - Júlio Schumacher.

SESI - Serviço Social da Indústria - Roberto Zen.

Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque - Vitor Pereira.

Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque - Marcus Schlösser.

Associação Brusquense de Medicina - Denys Tomio.

EMPRESAS DESTAQUE E AMIGAS DA ESCOLA DE MÚSICA DO CESCB

ARADEFE MALHAS - Ariberto Staack.

GRÁFICA MERCÚRIO - Aliomar Luciano dos Santos.

PRISMA CULTURAL - Sérgio Valle

PROFESSORES HOMENAGEADOS

Paulo Henrique Wolodolizek - professor de flautas.

Jackson Wajand - professor de clarinetes.

Adriano Camargo - professor de saxofones.

Joel Henquemaier - professor de fagote.

Fagner Luiz da Silva - professor de trompas.

Fernando Dácio - professor de percussão.

Tiago Ricardo Eggers - professor de violinos.

Daniel Odelli - professor de violoncelos.

Marcelo de Paula - professor de contrabaixos.

Gabriel Niebuhr - monitor de violas.

REGÊNCIA e DIREÇÃO MUSICAL - Sérgio Luiz Westrupp.