CDL realiza curso de Análise, Crédito e Cobrança

Publicado em 30/03/2017 - Atualizado em 26/01/2024

Com brasileiro endividado é importante investir na análise de concessão de crédito

Encerrou na noite desta quarta-feira, 29 de abril, o curso de Análise, Crédito e Cobrança de Devedores e Inadimplentes, ministrado pelo instrutor Carlos Alberto Dias Serpa e realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque. Com duração de nove horas, a formação reuniu cerca de 24 profissionais que estão envolvidos, direta ou indiretamente, com o setor financeiro das empresas. O objetivo era apresentar procedimentos de concessão de crédito, cobrança e corrigir os erros habituais, aumentando a arrecadação de dinheiro e dando um tom profissional à atividade de cobrança.

“Estamos atravessando um momento difícil pela questão econômica e pelo alto índice de inadimplência. As empresas têm que faturar, mas muito do seu dinheiro está fora, por produtos ou serviços que vendeu e não recebeu. Temos agora o saque do FGTS das contas inativas e este é um estímulo para quem está devendo”, afirma o instrutor Carlos Alberto Dias Serpa.

Segundo ele, além da cobrança, é importante profissionalizar o setor de análise de crédito. Mais do que cobrar adequadamente dos devedores, o curso ensinou a adotar critérios na concessão de crédito: uma análise minuciosa que evita o aumento da inadimplência.

“Aqui na CDL Brusque existe esta ferramenta de análise de crédito, através das consultas ao SPC e Serasa. Também é possível desenvolver outros mecanismos, mas as principais ferramentas contra a inadimplência são decisões internas e critérios específicos que a empresa adota na hora de decidir para quem vale à pena conceder o credito”, acrescenta Serpa.

De acordo com o instrutor, verificar a renda da família ou o quanto do salário já está comprometido por dívidas é uma destas ferramentas, assim como solicitar um avalista para o fechamento do negócio.

“A inadimplência aumentou nos últimos quatro anos, embora neste momento esteja estabilizada. Segundo informações do Serasa, mais de 60 milhões de brasileiros estão endividados. Isso sem falar das empresas que não passam para o registro. Então o número é ainda maior”, adverte.

Para Serpa, a melhor maneira de diminuir o número de devedores é apostar na capacitação da equipe de análise de crédito e cobrança. “Boa parte das empresas não tem uma pessoa especifica na área de cobrança. Então, se cobra quando sobra tempo. Estudos mostram que quanto mais tempo se demora a pagar, menor fica a possibilidade de receber. Logo, empresas que têm profissionais treinados, qualificados, que participam de cursos, vão ter mais chance de receber os pagamentos em atraso”, enfatiza.

“A parte de vendas não está ruim. O problema é receber”

A frase é do administrador Alexsandro Silveira, um dos participantes do curso de Análise, Crédito e Cobrança de Devedores e Inadimplentes. A escolha pela formação veio da necessidade de entender um pouco mais deste setor, especificamente agora, com a situação econômica do mercado nacional.

“O brasileiro está endividado e se gente não cuidar da parte financeira, certamente há um grande risco de a empresa quebrar. Hoje a parte de vendas não está ruim. O problema é receber”, afirma.

De acordo com o administrador, além da sistemática proposta pelo curso, as discussões e trocas de experiências entre os colegas de turma também foram proveitosas. “A CDL está fazendo um papel importante nesta área e são vários cursos oferecidos. Estou acompanhando a programação e pretendemos participar em novas oportunidades”, destaca Silveira.

A coordenadora financeira, Simone Ratayczik, trabalha há 10 aos na área de análise de crédito e cobrança, mas foi a primeira vez que participou de um curso especifico sobre o tema. “Aprendi pontos relevantes, como a forma de se fazer cobrança sem ser agressivo ou sem perder o cliente, como redigir um contrato, as leis que regem o Código do Consumidor, entre outros. O curso ainda nem acabou e hoje já apliquei no trabalho conhecimentos que aprendi aqui”, observa.

De acordo com a profissional, o índice de inadimplência na empresa em que atua é baixo, mas isso não a impede de se precaver cada vez mais para que esses números apenas diminuam. “Tudo é relevante. Achei muito legal a iniciativa da empresa em pagar esse curso que eu tinha interesse de fazer. Com certeza vai me ajudar muito no trabalho”, ressalta.

Já Nádia Knihs atua a apenas três meses no departamento de contas a receber e sua empresa já lhe proporcionou esta formação direcionada. “Falei com a minha supervisora sobre o curso e eles me deram a oportunidade. Então só tenho a agradecer, porque aproveitei muito”, revela.

No curso Nádia aprendeu como e o que deve falar para os inadimplentes e os argumentos que devem ser usados na hora da cobrança. “Também aprendi a analisar se compensa ter este cliente, se realmente vai ser possível receber da forma que ele se dispôs a pagar”, completa.

O que foi abordado no curso:

A cobrança Passo-a-Passo (Concessão de Crédito, Estrutura de Cobrança,
Abordagem, Sondagem, Cobrança);
Estratégias de cobrança;
Ligações de cobrança – Postura profissional;
Tom, volume e velocidade da voz;
Como lidar com Calotes, Golpes e Devedores de Carteirinha;
Acréscimos Legais (Cálculo de Multas e Juros)
Lei da gordura e as cartas na manga (Cálculo outras taxas)
Respostas para as desculpas de praxe;
O processo de negociação e o fechamento do acordo;
O controle emocional no processo de cobrança;
Cobranças Judiciais e Pré-Judiciais – Duplicatas e Notas Promissórias

Fonte: Assessoria de Imprensa CDL