CDL realiza 1ª Edição do Workshop “Registro com Protesto”

Publicado em 23/02/2017 - Atualizado em 26/01/2024

Na última quarta-feira, (22) a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) promoveu a 1ª Edição do Workshop “Registro com Protesto”. O serviço, que está sendo oferecido aos associados, possibilita protestar os devedores a preços muito mais acessíveis dos que são praticados normalmente e on-line, dentro da própria empresa. O objetivo é aumentar a recuperação de crédito e diminuir a inadimplência. Como resultado, o associado tem grande efetividade na cobrança, já que inúmeras situações levam os consumidores a precisarem de uma certidão negativa de débitos, e os protestos não perdem a validade, mesmo após cinco anos.

O Workshop foi ministrado pelo coordenador comercial da FCDL/SC, Valdemir Manoel da Silva. Ele abordou temas como vantagens do crédito para o varejista; dados estaduais e locais sobre inadimplência; dicas sobre documentos possíveis de execução; prazos de prescrição; com protestar dívidas via sistema do SPC sem custas no cartório e outros.

“Por ser um produto inovador, exclusivo e por inserir todos em novo universo de regras, procedimentos, responsabilidades, o Registro com Protesto necessita de muita atenção e conhecimento por parte de quem irá utilizar o serviço para evitar transtornos e prejuízos”, explicou Valdemir Manoel da Silva.

Em Brusque, a nova ferramenta começou a ser utilizada em março de 2016, a partir de um workshop oferecido aos associados gratuitamente. Hoje são mais de 50 empresas habilitadas a efetuarem o Registro com Protesto por meio do SPC e, muitas delas, já estão recebendo as dívidas protestadas.

O que é o Registro com Protesto

O Registro com Protesto é uma ferramenta de recuperação de crédito oferecida pela FCDL/SC e SPC/SC por meio de um convênio firmado com o Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB). Ao adotarem o Registro com Protesto, as empresas associadas à CDL Brusque podem incluir um devedor no SPC e, ao mesmo tempo, efetuar o registro do cliente junto ao Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos, que também é parceiro da iniciativa em Brusque.

Por esse meio, o empresário não precisa pagar os emolumentos cartorários, cabendo ao devedor, quando for pagar seus débitos, acertar os custos com o cartório. Quem ainda não está habilitado a utilizar o Registro com Protesto, pode contatar a CDL Brusque e obter mais informações.

Fonte: Jornalista Responsável: Anelise Margraf - ASCOM CDL Brusque