CDL participa de reunião para reivindicações da região ao secretário de Estado de Assuntos Estratégicos

Publicado em 21/07/2016 - Atualizado em 26/01/2024

César Souza esteve reunido com diretores da CDL e demais representantes de entidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá

Na manhã de quarta-feira, 20 de julho, o presidente da CDL, Michel Belli, o diretor financeiro, Altamir Antonio Schaadt e a coordenadora do Núcleo de Botuverá, Margarete Leitis, bem como representantes de entidades de classe e de sindicatos patronais estiveram reunidos com o secretário executivo de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, César Souza. O encontro, foi realizado na sede da ACIBr, e fez parte da primeira edição do Dia de Ação de Governo do Estado, com o objetivo de aproximar o governo central às demais regiões de Santa Catarina, e conhecer as necessidades de cada localidade.

Ao longo do encontro, diversas reivindicações foram feitas ao secretário, algumas delas que são pleitos antigos da região, bem como bandeiras que a ACIBr tem defendido nos últimos anos. Entre os temas, foi solicitado ao secretário de Estado a continuação das obras na SC-486, a Rodovia Antônio Heil, entre Brusque e Itajaí, que é fundamental não apenas para o acesso, mas também para o desenvolvimento da região e o escoamento dos produtos das empresas locais. Além da continuidade da obra, a entidade também se posicionou contra a possível implantação de cobrança de pedágio na via, o que segundo o secretário de Estado ainda não foi oficialmente tratado e formalizado pelo Governo.

Outro tema discutido ao longo da reunião foi sobre a importância da Barragem de Botuverá que irá beneficiar as cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Itajaí, na contenção das cheias que atingem a região e causam tantos transtornos para as empresas e para a população de forma geral. "A liberação da licença ambiental está sendo barrada e depende de uma medida provisória do Governo Federal, que precisa ser autorizada pelo presidente Michel Temer. Vamos levar essa solicitação para o Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília, na busca da solução desse entrave, que está impedindo uma obra tão necessária para a região", comentou Souza.

Efetivo e mudanças nas leis

A Segurança Pública também esteve na pauta de reivindicações dos empresários no encontro, tanto para a solicitação de mais efetivo policial para a região, como também a busca de mudanças na legislação penal, em especial referente ao chamado ‘prende e solta'. "Precisamos que as Leis Federais sejam alteradas, para que quando um infrator seja preso, ele permaneça preso e não seja solto em seguida. Com as alterações, queremos que o Estado tenha mais autonomia para tratar dessa questão, além de investimentos em mais presídios. Enquanto isso não ocorrer, haverá cada vez mais insegurança e sabemos que quando isso ocorre, não há desenvolvimento", ressaltou o presidente da ACIBr. Em relação ao assunto, César Souza também se comprometeu a agendar uma nova audiência com o Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, assim como ocorreu em março deste ano, quando o secretário acompanhou a reunião entre a ACIBr e CDL com o coronel Paulo Henrique Hemm."Vamos novamente solicitar mais efetivo para a região, já que teremos em breve a formação de cerca de 700 novos soldados no Estado. Além disso, temos que buscar as mudanças na legislação federal, e fazer um pacote de alterações nas leis, para garantir o direito da segurança a nossa população", completou Souza.

Temas como a urgência da reforma na EEB João Boos, em Guabiruba, o projeto do Centro de Inovação Tecnológica de Brusque e a implantação da 3ª Subestação da Celesc no município, também foram abordados na oportunidade, assim como a continuidade das obras que estão sendo feitas no município com recursos do Governo do Estado, como a Ponte do Rio Branco e da pavimentação da Rua Nova Trento.

Texto e fotos: Taiana Eberle