CDL Jovem promove 5º encontro com o tema Implantação do e-Social

Encontro foi realizado na manhã de quarta-feira, 27 de junho

Publicado em 29/06/2018 - Atualizado em 26/01/2024

A CDL Jovem de Brusque realizou nesta quarta-feira (27) o 5º Encontro em parceria com a CIDMED – Serviços de Medicina e Segurança Ocupacional, tendo como tema a palestra “Implantação do E-Social e os impactos de SST na sua empresa”, ministrado pelo instrutor Cid Batista de Campos. O eSocial instituirá uma forma mais simples, barata e eficiente para que as empresas possam cumprir suas obrigações com o poder público e com seus próprios funcionários.

Desde o início deste ano, o eSocial é a nova forma de prestação de informações empregatícios e que integrará a rotina de mais de 18 milhões de empregadores e 44 milhões de trabalhadores.

A administradora da Vale Comércio, Mônica Kormann Vale, foi uma das participantes do encontro, que abordou a implantação do e-Social e os impactos de Saúde e Segurança do Trabalho. “É sempre bom participar de cursos de aperfeiçoamento e este em especial, foi muito interessante, pois esclareceu sobre as obrigatoriedades previstas pelo e-Social. Saio daqui com um direcionamento do que preciso ajustar com a contabilidade”, avalia a associada da CDL Brusque.

A proprietária da loja Ind.co, Lucilene Lombardi, também aproveitou a oportunidade para se inteirar das regras do e-Social. “Não trabalho diretamente com a alimentação do sistema, mas acho importante entender como deve ser o funcionamento da empresa, para facilitar a atualização das informações, principalmente, para ir providenciando a organização dos documentos e não deixar para cima da hora”, observa Lucilene.

e-Social

O engenheiro do Trabalho da CIDMED, Cid Batista de Campos, palestrou para o grupo formado por 30 participantes e explicou sobre a atualização do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, que será obrigatória a partir de janeiro de 2019, para empresas de qualquer porte, inclusive, MEIs. “A empresa deve gerar as informações em arquivo eletrônico, assinar digitalmente, transmitir as informações pela internet para o ambiente e-Social, que recepciona os arquivos e os valida, verificando a integridade das informações e emitindo protocolo ou mensagem de erro. Os dados ficam disponíveis aos entes do Governo, como Receita Federal e Ministério do Trabalho. Esse processo requer uma mudança comportamental corporativa, já que exige uma aproximação entre os diversos setores internos e externos, para troca rápida de informações, além da implantação do software de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho”, descreve o palestrante.

Cid destacou que a empresa precisa manter em ordem, toda a documentação referente a laudos técnicos de insalubridade, periculosidade, aposentadoria especial, PPRA, exames médicos admissionais, periódicos, demissionais, entre outros. “O maior cuidado é manter esses documentos com as validades em dia, bem como realizar os exames médicos dentro dos prazos. A empresa que fizer isso, dificilmente terá problema com fiscalização ou notificação. E pelo interesse das pessoas que têm participado de cursos, acredito que a maioria das empresas daqui, irão se adequar corretamente ao sistema. Demonstra que os empresários estão conscientes e dispostos a prestarem todas as informações conforme solicitado pelo Governo”, considera o engenheiro.

Para o coordenador da CDL Jovem André Kohler, o foco dos encontros da CDL Jovem, é promover o aperfeiçoamento profissional e o crescimento pessoal dos participantes. “Desta vez, resolvermos abordar a implantação do e-Social, porque é um assunto que está em alta e que há ainda muitas dúvidas em torno dele. Abrimos esse encontro para o público em geral e ficamos felizes com o número de inscritos, pois muitos ainda não são associados da CDL, e têm assim, a oportunidade de conhecer mais sobre a entidade, e os benefícios que ela dispõe.

Objetivos do e-Social

1 – Garantir direitos trabalhistas e previdenciários; simplificar cumprimento das obrigações para redução de custos e da informalidade.

2 – Aprimorar a qualidade da informação da seguridade social e das relações do trabalho.

3 – Aumentar a arrecadação através da diminuição da inadimplência, da incidência de erros, da sonegação e da fraude.

4 – Padronização das folhas de pagamentos e das tabelas rubricas.

5 – Agilidade no acesso às informações, tornando a fiscalização mais efetiva com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.

6 – Atendimento a diversos órgãos do governo com uma única escrituração, facilitando diversas obrigações trabalhistas e tributárias.

Participe da CDL Jovem!

As pessoas que têm interesse em participar da CDL Jovem, podem fazer contato pelo telefone (47) 3211-8003 ou (47) 99983-2997, com Anelise.