CDL Jovem e Acibr Jovem promoveram o Dia da Liberdade de Impostos

Evento foi realizado na quinta-feira, 2 de junho e promoveu a conscientização sobre a carga tributária

Publicado em 03/06/2016 - Atualizado em 26/01/2024

Uma fila quilométrica de carros foi formada ao longo de toda a manhã desta quinta-feira, 2 de junho, ao longo da rodovia Antônio Heil, nas proximidades do Posto Havan. O público, de Brusque e de outras cidades da região, desde cedo se dirigiu até o local na busca de combustível, que foi comercializado por um valor reduzido, sem os impostos cobrados normalmente. A ação foi alusiva ao Dia da Liberdade de Impostos (DLI), promovida pela CDL Jovem, e neste ano contou com a parceria, da ACIBr Jovem, que na oportunidade promoveu o Feirão do Imposto.

Os brasileiros terão de trabalhar 154 dias somente para pagar os tributos exigidos pelos governos federal, estadual e municipal este ano. Com o objetivo de chamar atenção para essa data, a CDL Jovem de Brusque realiza a 9ª Edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI), na quinta-feira, 2 de junho. A cada ano, o período que marca o dia em que a população deixa de trabalhar apenas para pagar os impostos é superada. No ano passado, o brasileiro trabalhou até o dia 31 de maio. Agora, entra no sexto mês do ano, dia 2 de junho.

Produtos participantes
A programação contou com a parceria do Posto Havan de Brusque e Barra Velha que comercializou a gasolina sem a cobrança dos impostos. Limitando a 15L por veículo. No total foram distribuidas 300 senhas.

A Conquist Odontologia participou também com a comercialização do Clareamento Dental Comum sem a cobrança dos impostos.

Os tributos serão pagos pelos patrocinadores locais e apenas o consumidor final poderá adquirir os itens com o valor simbólico.

O diretor da CDL Jovem, Diogo Rafael Cervi, esclarece que a campanha não é contra o pagamento de impostos. "Não somos contra o pagamento de impostos e sim quanto a falta de retorno para o nosso município, em nenhum setor".

O Brasil é o sétimo País com a maior carga tributária. Porém, comparando os serviços fornecidos pelo governo com os dos demais, os brasileiros são os que têm o pior custo benefício, tendo como base o percentual de arrecadação e a qualidade dos serviços públicos fornecidos. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2003, o contribuinte brasileiro teve que destinar em média 36,98% do seu rendimento bruto para pagar tributos, por exemplo. No ano passado, foram 41,37%.

Imposto não é brincadeira
O tema da campanha deste ano remete a atmosfera circense com o slogan "Imposto não é brincadeira". A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a CDL Jovem defendem a simplificação tributária, a criação de um ambiente de negócios favorável ao investimento, incluindo um mercado de trabalho mais flexível e uma política de crédito e financiamento apropriados. Também atuam no Congresso Nacional para regulamentar os meios de pagamento e a reforma previdenciária. "Apoiamos as políticas que superam os principais obstáculos para o setor varejista, como a proposta do Senado Federal que prevê a simplificação tributária", afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa CDL