CDL e ACIBr se reúnem com comandante da 7ª Regional da Polícia Militar

Publicado em 28/04/2016 - Atualizado em 26/01/2024

Encontro buscou apoio para melhorias da Segurança Pública de Brusque e região

Com o objetivo de continuar na busca por melhorias na área da Segurança Pública de Brusque, Guabiruba e Botuverá, na tarde de quarta-feira, 27 de abril o presidente da Associação Empresarial de Brusque, Halisson Habitzreuter, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, Michel Gartner Belli, estiveram reunidos com a comandante da 7ª Regional da Polícia Militar, coronel Claudete Lehmkuhl.

Da mesma forma que as audiências anteriores, realizadas com o secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Grubba, e com o comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, o encontro teve como objetivo solicitar apoio da comandante para a realização de uma Escola de Formação de Soldados da PM em Brusque e contar com mais efetivo para o município e as demais cidades que são atendidas pelo 18º Batalhão da PM, consideradas as principais necessidades da Segurança Pública atualmente na região.

Reforço aos pleitos

No último dia 30 de março, durante a reunião em Florianópolis sobre o assunto com o coronel Hemm, foi apontada a possibilidade de que a formação dos soldados no Estado seja feita de forma regionalizada, e que Brusque poderia ser uma das cidades a receber a capacitação.

Sobre o assunto, a coronel Lehmkuhl declarou o seu apoio ao pleito e se colocou à disposição das entidades, da mesma forma que explicou a situação atual do efeito em todo o Estado. "A oportunidade de formar uma Escola em Brusque seria excelente para o município, entretanto é algo que depende do comando geral. Vou levar esse assunto novamente ao comando e reforçar o pedido, entretanto, mesmo se essa formação não for em Brusque, independente do local que ela ocorra, ao término será disponibilizado efetivo para todos os batalhões do Estado e o 18º será contemplado também", afirmou.

Além disso, durante o encontro a coronel elogiou a importância da parceria da comunidade e da classe empresarial de Brusque em apoio à Polícia Militar, e destacou este como um exemplo para ser seguido no Estado. "De todos os 44 municípios da 7ª Região, Brusque tem a maior integração da Polícia Militar com os empresários e a comunidade, inclusive até mesmo na compra de equipamentos e outras ações. Agradecemos muito por isso e com certeza essa parceria já é uma boa conquista na busca de soluções para a criminalidade", completou a coronel.

Retorno positivo

O presidente da ACIBr avaliou o encontro de forma muito positiva e acredita que se eventualmente a cidade de Blumenau receber alguma Escola de Formação, Brusque também deverá ser contemplada. "Saímos desse encontro com uma boa perspectiva e vamos aguardar os resultados dos nossos pleitos. Vimos que a formação de novos PMs, que inicia em junho, é algo esperado por muitos municípios e para Brusque não é diferente, por isso vamos continuar nessa busca. É importante frisarmos que, com a Escola ocorrendo em Brusque esses soldados já poderão atuar em nossa cidade, criar vínculos e nela permanecer por mais tempo", pontuou.

Do mesmo modo, o presidente da CDL Brusque acredita que será possível para a cidade receber a Escola de Formação, entretanto ressalta que as entidades não irão desistir se os pleitos não forem atendidos. "Diante de tanta solicitação e tantos ofícios que já feitos e encaminhados, fomos sempre bem recebidos e mostramos a nossa preocupação com as nossas reivindicações. Saímos daqui felizes, não só pelo sinal positivo quanto ao pedido da Escola, mas pelo apoio da comandante em realizá-la em Brusque. E mais do que antes, agora esperamos obter êxito", complementou Belli.

Benefícios pela permanência

Outra possibilidade apresentada pelas entidades empresariais durante a reunião foi quanto à criação de um projeto de incentivos aos novos policiais, para que eles possam permanecer com sua atuação em Brusque. "Este é um próximo passo, que a ACIBr, CDL e demais entidades irão trabalhar. Sabemos que poucos soldados que atuam hoje em Brusque são da cidade e é natural que ao decorrer do tempo, quando há oportunidade eles retornam para seus locais de origem. Vamos atuar de forma conjunta, oferecendo benefícios, para que eles tenham interesse em permanecer na região e atuar por aqui por mais tempo", completou o presidente da ACIBr.

Além da reunião, as reivindicações foram entregues também à comandante em forma de ofício, em nome de diversas entidades públicas, empresariais, comerciais, educacionais e de sindicatos de toda a região, que apoiam ambas as solicitações. Participaram do encontro ainda o diretor Executivo da ACIBr, Cândido Godoy; o secretário administrativo da 7ª Regional da PM, tenente coronel Orlando Tavarez Miguel; e o secretário operacional da entidade, tenente coronel Edmilson Sagaz.

Fonte: Ideia Comunicação Corporativa