CDL e ACIBr entregam ofícios para criação de Fundo para a Polícia Civil

Publicado em 20/03/2017 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

Solicitação foi feita aos prefeitos de Brusque e Guabiruba


O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, Michel Gartner Belli, o presidente da Associação Empresarial de Brusque -ACIBr, Halisson Habitzreuter, e o diretor executivo da entidade, Candido Godoy, estiveram reunidos na tarde de terça-feira, 14 de março, com o prefeito de Brusque, Jonas Paegle e com o vice-prefeito, Ari Vequi.

O encontro contou com a entrega de um ofício, por parte das entidades de classe, que solicitam ao poder público municipal a criação de um Fundo destinado à Polícia Civil, através de Lei Municipal.

O Fundo contaria com a destinação mensal de 2% do valor que retorna ao município através do repasse das taxas do DETRAN-SC, relativas ao Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), dos veículos registrados em Brusque, para a Polícia Civil local. “É importante esclarecer que ninguém irá pagar nada a mais, ou seja, esse é um recurso que vem do Governo do Estado para a prefeitura de Brusque e uma parte desse recurso seria destinado à Polícia Civil. É apenas um repasse e esperamos que isso possa ocorrer em breve, que esse projeto seja encaminhado à Câmara de Vereadores e tenha o respaldo necessário. Esta é uma campanha que a ACIBr já tinha se comprometido, em defender a Segurança Pública como um todo, área que conta com uma grande contribuição da Polícia Civil”, declarou Habitzreuter.

Fummpom e Fumrebom

Na oportunidade, os presidentes da CDL e ACIBr falaram do apoio das entidades na criação do Fundo, bem como defenderam a manutenção dos que já existem, como o Fundo Municipal de Melhoramento da Polícia Militar (Fummpom) e Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Fumrebom). “Com a experiência que já temos e, se conseguirmos a aprovação de um projeto de lei que contemple também a Polícia Civil, com certeza quem ganhará é o município, pois é a população que precisa da Segurança Pública. E a Polícia Civil tem um trabalho fundamental de investigação na área. Esperamos que esse projeto saia, para que Brusque seja, mais uma vez, exemplo para a região e talvez o Estado”, defendeu Belli.

Segundo o prefeito de Brusque, a cidade possui 98 mil veículos e, com o Fundo, além do reaparelhamento da Polícia Civil, esta seria uma forma de o município também contribuir para a segurança da cidade. “É importante a Polícia Civil ter esse suporte extra, para manter a sua parte administrativa e funcional. Assim a prefeitura participa da própria segurança da cidade, e garante à Polícia Civil melhores condições para atuar”, comentou Paegle.


Fonte: Assessoria de Imprensa CDL