CDL de Brusque promoveu curso Curso Venda Mais - Venda Sempre!

Publicado em 28/04/2017 - Atualizado em 26/01/2024

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Os pequenos detalhes fazem a diferença em todos os segmentos empresariais. No comércio não é diferente. Atendimento personalizado, equipe de profissionais preparada para compreender as necessidades dos consumidores, criatividade, bom humor e comprometimento com a função, formam o conjunto de medidas que somam pontos para o crescimento da empresa. Para refletir e implementar ações neste sentido, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque promoveu nos dias 24, 25 e 26 de abril o Curso “Venda Mais - Venda Sempre”, com o professor Emmanoel José Lourenço.

Em três noites, o professor Emmanoel José Lourenço, especialista em Comunicação Integrada de Marketing e em Comportamento e em Gestão de Pessoas, provocou, fez refletir, dinamizou, testou, surpreendeu. Tudo isso porque o curso criou situações reais, mexeu com emoções e trouxe gestores e donos de empresas de Brusque para avaliar os vendedores na última noite de curso.

Lourenço destaca que mais importante que conhecer o produto ou serviço que se vende é conhecer o cliente. “Quem conhecer mais do cliente, tiver mais informação, empatia, relacionamento vai vender mais e vender sempre. Percebe-se muita ansiedade dos profissionais, mas principalmente muita vontade de acertar. O foco foi compreender como se dá o comportamento do cliente para, aí sim, desenvolvermos um processo de atendimento profissional. Pudemos desafiá-los e criamos diversas situações”, explicou o instrutor.

O professor abordou no curso aspectos voltados ao planejamento, roteirização, tipos de clientes, posicionamento de mercado, marketing pessoal, prospecção, abordagem, convencimento e persuasão, negociação, neurolinguística aplicada a vendas, objeções do cliente, fechamento da venda, pós-venda e fidelização. Tudo isso com dinâmicas de grupo e teste vivencial.

E para avaliar tudo isso, gerentes e proprietários de empresas foram convidados pela CDL a participarem de uma atividade prática. Os participantes foram divididos em grupos, que concorriam entre si num mesmo segmento de negócio, que tiveram a oportunidade de atender aos mesmos clientes, os quais deram feedback posterior a cada vendedor dizendo de quem comprariam e porque. Uma avaliação real de clientes locais, da mesma cultura e que no dia a dia podem comprar desses mesmos vendedores.


Público aprovou

“Eu amei o curso, além de novas ideias e técnicas, o curso nos dá novo ânimo para nossa função. Foi bem divido em prática e teoria, aprendemos de forma direta e descontraída. Com certeza indico foi muito produtivo”, afirmou Francine Kormann, agente de crédito da Profomento agência de crédito especial.

“Ótimo curso, agregando muito em nosso meio profissionalismo”, afirmou Pedro Henrique Neves, agente de crédito da Profomento agência de crédito especial.

“Excelente escolha no instrutor, agradeço a atenção e dedicação de todos os envolvidos”, ressaltou Alessandra Moraes Sousa, gerente da Ótica Moderna.

“Gostei muito do curso vou utilizar o bastante na minha vida, e estamos aí para aprender e colocar em nosso futuro”, afirmou Joice de Azevedo, vendedora da loja de Jeans Ted Marynus.

“Achei bem interesse a proposta de os vendedores poderem ser colocados em uma situação adversa para ser avaliados. Interessante eles poderem receber um feedback de gestores de outras áreas e com outras experiências profissionais, com certeza super valido tanto para eles como para nós que avaliamos. Como vendedores precisamos estar constantemente nos atualizando porque o mercado e os clientes estão, cada vez mais informados, mudam todos os dias e quem não estiver preparado fica para trás, perdendo mercado, dinheiro e grandes oportunidades”, afirmou Edu Filipe Pedroso, gerente comercial da Conquist Odontologia.

“Achei muito interessante o formato do curso que uniu teoria, pratica e reflexão. Nessa última aula que participei como avaliador, os alunos se expuseram a situações reais de venda, onde precisaram criar formas de abordar, oferecer produtos e satisfazer o cliente. Através da estratégia criada o professor conseguiu fazê-los sair da zona de conforto e ao final os alunos perceberam e entenderam como o conhecimento do que se vende e a sequência de pequenos detalhes podem fazer a diferença entre atender bem ou não e fazer ou não o fechamento da venda. Acredito que ao final todos saíram mais fortalecidos e se tornarão melhores profissionais. Que venham outros cursos nesse mesmo formato. Parabéns ao professor e a todos que aceitaram o desafio de evoluir ainda mais”, concluiu o empresário Valter Kohler.


Fonte: Jornalista Responsável: Anelise Margraf - ASCOM CDL Brusque