CDL conhece o “Mercado Solidário”

Iniciativa da igreja Tabernáculo da Fé atende famílias em vulnerabilidade social

Publicado em 15/12/2022 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, Alcir Otto, e o gestor executivo da entidade, Claudemir Marcolla, conheceram na tarde de terça-feira, 13 de dezembro, o “Mercado Solidário”. Localizado na Rua São Pedro, o projeto é uma iniciativa da igreja Tabernáculo da Fé, com coordenação do pastor Marciano da Silva e do presidente da Associação Amor Gerando Integridade e Respeito (AGIR), Cláudio Santos.

“O Mercado Solidário tem o objetivo de arrecadar doações, seja em dinheiro, alimentos ou produtos de higiene pessoal e limpeza. Ele funciona como um pequeno mercado, anexo à igreja, e atende famílias necessitadas, independente da religião”, explica o presidente da CDL Brusque, Alcir Otto.

Segundo ele, as pessoas em vulnerabilidade são cadastradas e, neste diálogo, são identificadas as principais necessidades. Logo depois, elas recebem a moeda própria do local, chamada “Solidário”. “Com o Solidário, a família entra no mercado e compra o que precisa, coloca na sacola e leva para casa. O projeto se afasta do estigma do sacolão, ao mesmo tempo em que dá a dignidade de compra às pessoas”, afirma.

No Mercado Solidário, os gestores da CDL Brusque encontraram carne de frango, achocolatado, leite, arroz, feijão, pasta de dentes, absorventes, roupas, refrigerante, café, pão, entre outros itens. E, conforme informaram os idealizadores do projeto, cerca de 30 famílias já são atendidas por mês pelo local.

“Todo o cadastro de beneficiados ainda é feito em planilhas simples, bem como o controle de doações. Para 2023 eles já planejam visitar as famílias e validar as informações do cadastro. Sem dúvida a CDL Brusque parabeniza pela iniciativa e também irá contribuir para o fortalecimento do projeto”, informa Otto.