CDL Brusque sedia reunião do Conselho das Entidades sobre Segurança Pública

Encontro contou com a presença do Secretário Adjunto de Segurança Pública, e o delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina

Publicado em 23/09/2023 - Atualizado em 26/01/2024

Compartilhar em:

Na tarde de sexta-feira, 22 de setembro, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), sediou a reunião do Conselho Municipal das Entidades que teve como tema principal a Segurança Pública. Participaram do encontro presidentes e representantes de entidades que compõe o grupo, além do secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Freibergue Rubem do Nascimento; o delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel; o delegado regional, Fernando de Faveri; além de demais representantes da Polícia Civil da região.

O encontro teve como pauta principal o projeto de parceria das entidades locais com os órgãos de segurança municipais. Além disso, foram apresentados alguns pleitos do município, entre eles a solicitação de mais um médico para atuar no Instituto Médico Legal (IML).


Aproximação

Durante a reunião, o delegado geral, Ulisses Gabriel, apresentou dados sobre Segurança Pública no Estado e ressaltou a importância de mostrar aos municípios e suas entidades as ações que a Polícia Civil já realizou e as que planeja colocar em prática nos próximos anos.

Além disso, falou sobre a oportunidade de ouvir as demandas de cada cidade e debater ideias que possam contribuir para a melhoria da Segurança Pública no Estado. “A Polícia Civil, por determinação do governador Jorginho Mello, tem buscado se aproximar da sociedade. Ele sempre nos fala que temos que estar presentes nas cidades de Santa Catarina, com o objetivo de que essa proximidade dê um retorno positivo para a segurança dos municípios. Esse momento de reunião com as entidades empresariais é produtivo por conseguirmos apresentar nosso planejamento estratégico, discutirmos ideias e conhecermos as necessidades de cada município”, pontuou o delegado Gabriel.

Segundo ele, o objetivo da Polícia, nos próximos 12 anos, é aumentar a intensidade de combate ao crime, reduzindo os índices de criminalidade, e a proximidade do governo estadual com os municípios é um dos fatores que contribuem para isso.


Demandas municipais

Da mesma forma, ao longo do encontro, o secretário adjunto, coronel Freibergue, falou sobre as demandas que surgem nos municípios e a necessidade de os governos estaduais e municipais estarem próximos da população. Além disso, o coronel Freibergue declarou estar ciente das demandas de Brusque e se comprometeu em buscar soluções para as mesmas.

“É nos municípios que surgem as necessidades e o cidadão cobra pela presença do poder público. Lógico que existem limitações, porém o Governo do Estado trabalha para resolvê-las, da melhor forma possível. Agora que estamos cientes dos pleitos de Brusque, vou levá-los até o governador Jorginho e estudar as possibilidades para atendê-los e executá-los, da melhor forma possível, para o cidadão brusquense”, afirmou o secretário.

Ele ainda parabenizou o Conselho das Entidades pela iniciativa de investir na melhoria da Segurança Pública local, e frisou que a cidade é um exemplo para os demais municípios de Santa Catarina. “Os índices de Segurança Pública em Brusque são muito bons e grande parte desse mérito é devido a essa interação entre o poder público e a iniciativa privada. Então, saio desta reunião extremamente satisfeito com o que vi e parabenizo a cidade por essa parceria. Com certeza é um case que precisa ser aplicado em mais municípios catarinenses”, declarou.

O delegado regional, Fernando de Faveri, considerou a reunião produtiva e positiva para a Segurança Pública de Brusque. Segundo ele, muitas vezes as autoridades estaduais não conhecem as demandas do município e oportunidades como essa são importantes para que eles busquem melhorias e soluções. “Creio que essa troca de experiências, da Polícia Civil com as entidades, é sempre muito positiva, não só para o repasse de demandas, como também oportuniza os órgãos públicos a darem um feedback das ações que temos colocado em prática e as que pretendemos realizar. Além, é claro, de aproximar e reduzir a impessoalidade da Polícia Civil”, acrescenta Faveri.


Avaliação

O diretor da CDL Brusque, Fabrício Zen, frisou a importância do encontro e avaliou como esclarecedor, em especial, os dados sobre Segurança Pública, apresentados pelo delegado geral, Ulisses Gabriel.

“A reunião de hoje foi de grande relevância para as entidades, já que as informações que o delegado nos apresentou vêm de encontro ao que almejamos, não só de Brusque como de todo o Estado. São avanços e novas tecnologias que auxiliam os índices de segurança serem ainda melhores. Creio que nossas ideias estão alinhadas e caminham para a mesma direção. Podemos perceber um olhar dinâmico da Polícia Civil, com um planejamento estratégico e isso nos mostra que nosso Estado está preocupado em aperfeiçoar ainda mais a Segurança Pública”, afirmou Zen.

O diretor da CDL Brusque também ressaltou a proximidade das entidades com os órgãos estaduais para apresentar pleitos municipais e buscar melhorias para Brusque. “Tanto o delegado geral, como o secretário adjunto se mostraram muito solícitos e dispostos a buscar soluções para as demandas que trouxemos. Então estamos muito otimistas, acreditamos que em breve teremos melhorias na Segurança Pública de Brusque”, comentou.

Participaram do encontro também o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), Mauro Schoening; a reitora do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Rosemari Glatz; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (Sindilojas), Marcelo Gevaerd; o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Halisson Habitzreuter; e o diretor da CDL Brusque, Ariberto Staack.


Saiba mais

Integram o Conselho das Entidades: Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque); Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr); Observatório Social de Brusque (OSBr); Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest); Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque (Sifitec); Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (Sindilojas); Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB); Associação Brusquense de Medicina (ABM); Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr); Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque (SIMMMEBr); Sindicato das Indústrias de Construção Civil (Sinduscon); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque; Centro Universitário de Brusque (Unifebe); e Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB).